Foi entregue aos formiguenses, na tarde desta sexta-feira, 6 de março, a sede própria do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), que foi totalmente construída de acordo com as exigências do Ministério da Saúde e está situada à Rua Ana Guilhermina da Silva, no Bairro Novo Horizonte. Além do prefeito Eugênio Vilela e de seu secretariado, vereadores, servidores, pessoas atendidas pela unidade prestigiram o evento. O Centro recebeu o nome da formiguense “Inês Barbosa Vieira”, cujos familiares prestigiaram a solenidade.

A OBRA
A nova edificação é composta por três consultórios; duas salas para oficinas; um espaço para convívio interno; um refeitório; uma recepção; uma salada para trabalhos administrativos; um depósito; um almoxarifado; uma rouparia; um posto de enfermagem; um posto de medicação; um quarto coletivo; dois banheiros adaptados; dois vestiários; uma sala de reunião; um depósito de lixo hospitalar; um depósito de lixo orgânico e uma área verde.

O CENTRO
O Centro de Atenção Psicossocial, que é constituído por uma equipe multiprofissional, atua com uma ótica interdisciplinar e realiza atendimentos a pessoas de todas as idades. Atualmente, o Caps de Formiga possui três mil pacientes em acompanhamento. Na unidade são desenvolvidos diversos trabalhos, como permanência-dia; abordagem social; busca ativa; orientação familiar; consultas de enfermagem; avaliação psiquiátrica; farmácia-dia; medicação assistida; avaliações e acompanhamentos psicológicos; grupo de apoio psicológico; grupo de apoio em álcool e droga e oficinas terapêuticas. Todas as atividades são realizadas por servidores devidamente capacitados.
A equipe do Caps de Formiga é composta por um coordenador; três psicólogos; um psicólogo infantil; um psiquiatra; um assistente social; um enfermeiro; dois técnicos em enfermagem; um auxiliar administrativo; dois monitores de oficinas; um zelador; dois auxiliares de serviços gerais e duas recepcionistas. De acordo com o coordenador da unidade, Clewton Freitas Júnior, com a inauguração da nova sede e, devido à realização do concurso público, serão contratados outros dois psicólogos, um terapeuta ocupacional e um médico.

COMPATILHAR: