A partir desta sexta-feira (8), passa a ser obrigatório o uso de máscaras de proteção em Nova Serrana. A determinação foi publicada nessa quarta-feira (6) pelo prefeito Euzebio Lago (MDB).

De acordo com o decreto 047/2020, a obrigatoriedade do uso de máscaras é uma medida complementar de prevenção ao novo coronavírus.

A orientação é para que a população em geral use, preferencialmente, máscaras caseiras, que devem ser produzidas seguindo as orientações do Ministério da Saúde.

De acordo com o decreto, durante todo o período da pandemia fica obrigado o uso de máscaras de proteção facial que cubra nariz e boca, no interior de estabelecimentos que estejam autorizados a funcionar, nos setores públicos e privados, bem como na utilização de serviços de transporte público e individual de passageiros.

Uso de máscaras em locais públicos

Cabe ao responsável pelo estabelecimento, ou pela prestação de serviços, adotar as medidas necessárias para impedir a entrada e permanência nos locais sem o uso de máscaras de proteção facial.

Ainda é de responsabilidade do proprietário do estabelecimento adotar as medidas para informar sobre a impossibilidade de entrada e permanência nos locais sem uso de máscaras. A Prefeitura orienta que os comerciantes fixem comunicados e avisos no interior e exterior do ambiente.

Penalidades

A pena para quem descumprir as medidas decretadas varia entre a cassação do alvará de funcionamento, interdição do estabelecimento e até multa de R$ 450 até quase R$ 500 mil.

Coronavírus

De acordo com dados divulgados nesta quarta, no boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Nova Serrana conta até o momento com quatro casos confirmados da Covid-19, um óbito pela doença e 559 casos em investigação.

Ainda conforme o boletim desta quarta, são 2.605 casos confirmados da doença; outros 91.618 casos são considerados suspeitos da Covid-19 e estão investigação em Minas Gerais. Além disso, há 109 mortes em investigação, 478 foram descartadas e 97 foram confirmadas por coronavírus.

Fonte: G1

COMPATILHAR: