Nova Serrana é a primeira cidade de Minas Gerais a utilizar a plataforma Central de Bloqueio de Celulares (CBLOC) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Segundo a secretaria, a CBLOC funciona na cidade desde segunda-feira (25) e visa diminuir imediatamente o valor de mercado de aparelhos roubados através do bloqueio. Desta forma, a Sesp espera reduzir a atratividade destes celulares para quem pratica o roubo e receptação de celulares.

O bloqueio ocorrerá no momento em que a vítima for realizar o registro da ocorrência de furto ou roubo do aparelho em uma unidade da Polícia Militar. Segundo a Sesp, após a realização do registro, o policial acessará o sistema da CBLOC e realizará o bloqueio do aparelho.

Assim, além de diminuir o valor de mercado dos aparelhos, a secretaria afirma que a vítima terá a garantia de que nenhum dado pessoal que esteja no aparelho seja acessado, como fotos e caminhos de GPS salvos.

Outras cidades

Ainda segundo a Sesp, a iniciativa será expandida para todas as outras cidades que integram a 7ª Região Integrada de Segurança Pública, com sede em Divinópolis.

Segundo a secretaria, a ideia da CBLOC foi idealizada pelo comandante da 7ª Região da PM, coronel Webster Wadim.

O comandante do 60º Batalhão da PM em Nova Serrana, tenente coronel Wemerson Lino Pimenta, afirmou que a CBLOC é algo mais prático e moderno e irá acrescentar à sociedade no município. “A CBLOC veio como adaptação ao mundo moderno. É algo mais prático e rápido, como as pessoas querem tudo hoje em dia. Acredito que, usando a Central de Bloqueio, vamos ajudar a diminuir os índices de furto e roubo de celular na cidade já que, bloqueado, o aparelho perde seu valor no mercado para a venda e receptação”.

A  Sesp afirmou que ainda não há um prazo para que a iniciativa comece a operar em outros municípios.

 

 

Fonte: G1||

print

Comentários