Os dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) divulgados nessa terça-feira (7) apontam que, em menos de uma semana, Nova Serrana registrou 444 novos casos prováveis de dengue. Foi divulgado também os dados sobre zika e chikungunya nas cidades do Centro-Oeste de Minas.

No último boletim divulgado pela SES-MG no dia 29 de abril, o município aparecia com 997 casos notificados. Esta semana, o número saltou para 1.441 casos. O boletim da SES-MG contém dados de casos notificados pelos municípios à secretaria até a quinta-feira anterior à sua divulgação.

Na segunda-feira (6), o Município informou que suspendeu temporariamente o trabalho do carro fumacê na cidade e não deu um prazo para que o serviço volte a ser realizado.

Na ocasião, a secretária Municipal de Saúde, Gláucia Sbampato, afirmou que entre os dias 29 de abril e 2 de maio foram realizados 1.895 atendimentos a pacientes com suspeita de dengue na Policlínica, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e nos Postos de Saúde da Família (PSFs) da cidade.

Já Divinópolis, cidade sede da Superintendência Regional de Saúde (SRS) da região, registrou 351 novos casos prováveis da doença entre o dia 29 de abril e esta terça-feira: no último levantamento, eram 851 casos prováveis. Neste, foram 1.202.

Arcos, por sua vez, segue liderando o número de casos entre os municípios da região, com 2.893 casos prováveis da doença – em menos de uma semana, foram 139 novos registros. Tanto Arcos, quanto Divinópolis e Nova Serrana, têm uma taxa de incidência considerada muito alta para a doença.

A taxa de incidência da doença considera não apenas o número absoluto de casos prováveis (entre suspeitos e sob investigação), mas também a proporcionalidade dos casos em relação ao tamanho da população de um determinado município.

Ao todo, os 54 municípios que integram a SRS registraram 13.301 casos prováveis no ano.

Mortes por dengue

Conforme os dados da SES-MG, até o momento, foram confirmados 25 mortes por dengue em Minas Gerais. Destas, nove foram confirmadas em Betim, oito em Uberlândia, duas em Unaí, duas em Contagem, uma em Paracatu, uma em Ibirité e uma em Arcos. Outros 66 óbitos estão sob investigação.

Dentre os casos de morte por dengue investigados pela SES-MG, está a morte de um homem, de 37 anos, que estava internado em um hospital de Lagoa da Prata e faleceu no último dia 18 de abril.

Em Divinópolis, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informou no dia 23 de abril que duas mortes por dengue foram confirmadas na cidade. As vítimas são uma idosa, de 69 anos, e um idoso, de 67 anos. Contudo, as mortes não constam no boletim da SES-MG divulgado nesta segunda-feira.

Chikungunya

Na região, foram registrados 69 casos prováveis de chikungunya no ano. No dia 29, eram 44 casos – um aumento de 56,81% em menos de uma semana.

Em todo o estado, foram registrados 1.587 casos prováveis da doença no ano até o momento. Deste total, 48 foram registrados em gestantes, segundo a SES-MG.

Zika

O número de casos prováveis de zika cresceu 47% nas cidades do Centro-Oeste de Minas entre o último balanço da SES-MG e o divulgado nesta terça-feira: de 27 casos prováveis no dia 29, o número saltou para 47.

Em Minas Gerais, foram registrados 650 casos prováveis da doença no ano sendo que, destes, 201 foram em gestantes.

 

Fonte: G1||

COMPATILHAR: