Cientistas dos Estados Unidos afirmam que descobriram uma vacina capaz de controlar a resposta imunológica em macacos contra o Vírus de Imunodeficiência Símia (SIV), equivalente ao vírus HIV, causador da aids em humanos. As informações foram publicadas ontem pela revista ?Nature?.
O estudo foi realizado por cientistas da Universidade de Saúde e Ciências de Oregon com macacos rhesus. Segundo a pesquisa, a vacina foi produzida a partir do emparelhamento de uma cepa alterada do vírus citomegalovírus (RhCMV) com o SIV. O RhCMV está presente em grande parte da população desses macacos.
A versão modificada do citomegalovírus gerou e manteve indefinidamente as células T com o chamado ?efeito memória?, com capacidade de procurar e destruir células infectadas pelo SIV. As células T são um componente essencial do sistema imunológico do organismo e combatem doenças. No entanto, essas células presentes em vacinas convencionais não foram capazes de eliminar o vírus.
De acordo com os resultados do estudo, 50% dos macacos que foram vacinados manifestaram respostas imunológicas estáveis e controladas de um a três anos. Após esse período de testes, os pesquisadores também descobriram que em grande parte dos símios parecia que a infecção inicial de SIV tinha erradicado, porque não foram encontrados resíduos do vírus.

COMPATILHAR: