O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa, anunciou nesta quinta-feira (26) que o edital com as modificações no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será publicado na próxima segunda-feira (30). As mudanças foram classificadas por ele como melhorias para tornar o processo seletivo ainda mais transparente em todo o país. O Ministério da Educação anunciou, em maio, que criaria filtros mais precisos para avaliar a prova de redação dos candidatos.
Costa participou de evento da 64ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a SBPC, que acontece até esta sexta-feira (27) em São Luis (MA).
?Será instituída uma banca com três corretores específicos para a redação. Isso vai facilitar e reduzir o tempo de correção de uma das partes mais demoradas e complexas do exame. Além disso, haverá a redução para 200 pontos, na pontuação da redação, que anteriormente era de 1.300?, afirmou o presidente.
Abertura de edital
Luiz Claudio disse também que na próxima segunda-feira (30) o Inep lançará um edital específico para a parte que engloba a redação da prova nacional. ?Na semana que vem, nós vamos lançar um edital de R$ 2 milhões para buscar novos conhecimentos e práticas para a correção da redação. Queremos envolver a sociedade nessa prática que transformou o ingresso do brasileiro ao ensino superior?, disse.
Além dessas mudanças, o Instituto planeja criar e publicar um guia da redação para o participante do exame nacional. ?O intuito é tornar o processo ainda mais prático, ágil e transparente. Essas modificações vão permitir justamente o entendimento de todos sobre o Enem?, garantiu.
Na visita, o presidente de Inep aproveitou ainda para ressaltar a importância da realização da SBPC de forma inclusiva. ?Um evento com a SBPC permite a verdadeira integração da teoria à prática. A troca de conhecimentos e o entendimento de que a ciência e tecnologia podem ser pesquisadas, estudadas por todo mundo?, finalizou Luiz Claudio.

Imprimir
Comentários