A partir de amanhã, quinta-feira (1º) entrarão em vigor as novas regras para tirar a primeira carteira de habilitação. A Resolução 285 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prevê o aumento da carga horária para os cursos de formação de condutores. O curso teórico, atualmente com 30 horas aula passará a ter 45 horas aula. Já o curso de direção veicular, hoje com carga horária de 15 horas aula, será composto de 20 horas aula.
Alguns candidatos a motoristas travaram uma verdadeira corrida contra o tempo na tentativa de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) antes que as novas regras entrassem em funcionamento. O fato se confirma na média de atendimento diário do Detran em Belo Horizonte, que subiu de 800 para cerca de 1.400 (incluindo guichês e internet).
O crescimento, que também ocorreu nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), é uma conseqüência da publicação da resolução 285/08 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Nela, são estabelecidas novas regras para os candidatos, que passam a vigorar em janeiro de 2009.
O aumento de 75%, segundo o delegado Adílson Agdo, do Serviço de Habilitação do Detran, passou a ser observado desde o mês de setembro.
Estudo Prejudicado
De acordo com o presidente da entidade, Rodrigo Fabiano da Silva, muitos alunos já cumpriram a carga obrigatória das aulas, mas terão que esperar de dois a três meses para fazer a prova. Isso, segundo ele, prejudica os candidatos, já que, devido à espera, os alunos perdem o ritmo de estudo, o que poderá acabar levando o candidato a um resultado negativo.
Os procedimentos para a retirada da CNH duram um ano. Quem estiver com prazo vencido deve procurar o CFC para solicitar prioridade ao Detran.
Carteira de Motorista ? O que muda a partir de 1º de janeiro de 2009:
Em sala de aula:
Curso teórico passa de 30 para 45 horas/aula;
Passa de 1,5 para 3 horas as aulas sobre noção de funcionamento do veículo;
Na rua:
A obrigatoriedade de 15 horas/aula de direção passa para 20 horas/aula;
Para o motociclista:
As aulas práticas serão realizadas em áreas específicas e depois em via pública urbana e rural;
Passa a haver aulas sobre normas e cuidados antes do funcionamento da motocicleta, prática de pilotagem defensiva, normas de circulação e conduta, parada e estacionamento;
Para todos:
Álcool e volante ? serão cobrados na aula teórica conhecimentos sobre os riscos de beber e dirigir.

print
Comentários