Nesta segunda-feira (24), começou a funcionar o novo ambulatório para atender pacientes com suspeita de contaminação pela Nova Gripe. A unidade foi implantada na Secretaria de Saúde, em frente a Santa Casa. Um médico, uma enfermeira e uma recepcionista trabalham para atender e monitorar pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde e Pronto Atendimento Municipal.
Segundo a chefe do setor de Epidemiologia, Juliana Castro, no primeiro dia a situação foi tranqüila e a maioria dos pacientes apresentaram sintomas de Síndrome Gripal (gripe comum). Juliana informou também que 18 pessoas passaram pelo ambulatório, a grande maioria adultos e apenas cinco crianças. ?Todos apresentaram um quadro comum da Síndrome Gripal, como febre, tosse, dor de garganta?. comentou.
O horário de funcionamento do ambulatório é das 14h às 18h.
A epidemia da nova gripe pode estar perdendo forças
Dados do Ministério da Saúde divulgados no dia 18 de agosto podem indicar que a gripe A (H1N1) está recuando no Brasil. O país registra 368 mortes, 151 no Estado de São Paulo (no último boletim estadual, eram 134). Entre 8 e 15 de agosto, diz o órgão, foram registrados 111 casos graves da Nova Gripe. Outros 4.171 estão em investigação. Na semana anterior, foram 794 casos graves.
O ministério afirma que os novos números podem ser um indicativo preliminar de que há uma tendência de queda da incidência da doença, mas faz a ressalva de que, talvez, eles não reflitam a realidade, já que muitos municípios não atualizaram os dados.

COMPATILHAR: