A Prefeitura de São Tomé das Letras (MG) publicou novo decreto flexibilizando ainda mais a abertura da cidade para a visitação de turistas. O novo documento liberou a abertura de pontos turísticos e também campings, hostels e casas de temporada. Porém, todos devem estar regularizados na prefeitura com alvará sanitário e atendendo a critérios adotados de prevenção à Covid-19.

Conforme o decreto, ficar autorizado a partir de agora o funcionamento dos estabelecimentos de hospedagem com capacidade máxima de 30% dos leitos. As ocupações somente se darão em quartos para casal ou família com no máximo cinco pessoas.

Também fica autorizada a entrada de visitantes e transeuntes monitorados através de um sistema eletrônico. Quem quiser se hospedar no município deverá fazer uma reserva com antecedência.

A prefeitura autorizou ainda a abertura dos pontos turísticos e atrativos naturais públicos e privados, previamente cadastrados. O proprietário ficará responsável pelo cumprimento dos protocolos sanitários.

Apesar da flexibilização, fica proibida a entrada no município de quaisquer linhas de ônibus interestaduais e transporte coletivo de fretamento particulares. No entanto, está autorizada a entrada de linhas de transporte público coletivo de segunda a quinta-feira, exceto nos feriados, quatro vezes por dia.

Restaurantes, lanchonetes, bares e similares também poderão funcionar com a capacidade máxima de 50%. No entanto eles só poderão funcionar até as 22h. A realização de eventos segue proibida na cidade.

Dois casos de Covid-19 confirmados
A Prefeitura de São Tomé das Letras confirmou o segundo caso positivo de Covid-19 na cidade no dia 13 de novembro. O município havia ficado quase oito meses sem nenhum registro, mas as primeiras infecções ocorreram após a decisão judicial para reabertura do município para visitantes.

De acordo com a administração municipal, a contaminação é de uma paciente que já estava em isolamento domiciliar.

O primeiro caso da doença na cidade foi registrado no dia 5 de novembro. Segundo a prefeitura, o caso foi confirmado em uma mulher de 24 anos que esteve em São Paulo em uma viagem a trabalho. No retorno, ela foi informada de que pessoas que tiveram contato com ela testaram positivo.

Coronavírus em São Tomé das Letras
São Tomé das Letras foi fechada para turistas desde o dia 17 de março, quando o primeiro decreto foi publicado por conta da pandemia do coronavírus. A medida, inicialmente, tinha duração de 30 dias, mas foi renovada posteriormente pelo mesmo período. Depois disso passou a ser prorrogada mês a mês.

No dia 6 de outubro, empresários da cidade conseguiram uma liminar na Justiça determinando a reabertura. Quatro dias depois, a liminar foi suspensa. Mas em uma nova decisão, voltou a valer.

Assim, desde o dia 15 de outubro, a cidade está aberta para visitantes, com regras determinadas em decreto da prefeitura. Alguns comerciantes, no entanto, decidiram manter as portas fechadas, mesmo com a flexibilização.

Fonte: G1

COMPATILHAR: