Após muito trabalho, propagandas eleitorais na TV, rádio, redes sociais e nas ruas, finalmente as eleições para escolher o próximo prefeito de Formiga e os futuros vereadores acontecem neste domingo (7).
Na cidade das Areias Brancas, a ansiedade, a expectativa e as dúvidas são muitas. Os quatro candidatos a prefeito Cid Corrêa/PR, Eugênio Vilela/PV, Joice Alvarenga/PT e Moacir Ribeiro/PMDB trabalharam intensamente em suas campanhas eleitorais. Os candidatos visitaram vários bairros, fábricas, comunidades rurais e outros locais para apresentarem ao eleitor novas propostas de governo.
Na quinta-feira passada (27), foi realizado um debate entre os candidatos no plenário da Câmara Municipal. Cada um expôs suas propostas de governo que pretendem colocar em prática caso seja eleito (a).
A propaganda eleitoral teve início em jornais e revistas no dia 6 de julho e terminou nesta sexta-feira (5). Na TV e rádio começou no dia 21 de agosto e terminou na quinta-feira (4).
De acordo com a chefe do Cartório Eleitoral de Formiga, Sônia Maria Oliveira, 53.028 eleitores formiguenses irão às urnas neste domingo (7). O Cartório atende ainda Córrego Fundo, que conta com 4.955 eleitores e Pimenta, com atualmente 6.699 eleitores. No total, são 64.682 eleitores nas três cidades.
Em Formiga, são quatro candidatos a prefeito, em Córrego Fundo, três candidatos e, em Pimenta, dois candidatos.
Os candidatos a vereadores são 137 em Formiga, disputando dez vagas; 68 em Pimenta, disputando 9 vagas e 62 em Córrego Fundo, também com 9 cadeiras disponíveis.
As votações ocorrerão das 8h às 17h. De acordo com a chefe do Cartório, a contabilização dos votos será por meio de um programa via internet, chamado memória de resultado. ?Assim que acabarem as votações, os coordenadores das seções trazem os pen drives para a contabilização dos votos, que será feita no Cartório Eleitoral. As urnas serão levadas para o Ginásio Vicentão e lá serão disponibilizados os boletins de cada seção?, explicou.
Segundo Sônia, a previsão é de que entre 19h30 e 20h de domingo (7) os eleitores formiguenses já conheçam o prefeito e os dez vereadores eleitos.
O prazo para requerer a segunda via do título de eleitor dentro de seu domicílio eleitoral terminou no dia 27, no próprio Cartório de Formiga.
Para aqueles que não estarão em sua cidade neste domingo, podem justificar a ausência nas urnas por meio de um formulário que pode ser adquirido no próprio Cartório ou na internet. O prazo para a justificativa é de 60 dias.
No dia da eleição, a distribuição de material de propaganda eleitoral é crime e deve ser denunciada pelo 190 da Polícia Militar.
O portal Últimas Notícias divulgará, no domingo, os resultados das Eleições 2012. As rádios Líder FM, Realidade e 93 FM divulgarão boletins informativos durante a apuração dos votos.
Disque-Eleitor
Neste final de semana, o Disque-Eleitor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) funcionará no mesmo horário dos dias úteis, das 7h às 19h.
O TRE sugere àqueles que ainda têm dúvidas em relação ao local de votação ou quanto aos dados para preenchimento da justificativa que acionem o quanto antes o serviço, evitando a sobrecarga de chamadas no dia da eleição. Basta ligar para 148 ou (31)3291.0004, das 7 às 19 horas.
Só no mês de setembro, o Disque-Eleitor registrou 5.978 ligações, sendo 696 referentes a justificativa de voto, 696 a mesário, 642 a certidão de quitação e 631 a segunda via.
Os eleitores também podem consultar o local de votação no site do TRE e quem estiver fora da cidade no dia das eleições já deve imprimir o formulário de justificativa e preenchê-lo para a entrega no dia da eleição.
O Disque-Eleitor não deve ser utilizado para denunciar irregularidades. Para denúncias de propaganda eleitoral irregular, está disponível no site do Tribunal o serviço de Denúncia on-line, que funcionará até as 19h de sábado (06). No dia da eleição, a distribuição de material de propaganda eleitoral é crime e deve ser denunciada pelo 190 da Polícia Militar.
Aqueles que quiserem encaminhar mensagens por meio do Fale Conosco devem fazê-lo até as 19h deste sábado, pois o sistema não funcionará no dia da eleição devido a restrição na rede de dados da Justiça Eleitoral, por motivos de segurança. Este ano, o Fale Conosco recebeu 3.581 e-mails, sendo que 666 só no mês de setembro.

COMPATILHAR: