Em 2010, o UNIFOR-MG terá novos coordenadores para os cursos de Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Pedagogia e Nutrição. O curso de Biblioteconomia será coordenado pela Profa. Margarita Torres Fonseca; já Ciências Contábeis será dirigido pela Profa. Danielle Martins Duarte Costa; Nutrição será coordenado pela Profa. Ms. Maria das Graças Oliveira; e Pedagogia terá à sua frente a Profa. Ms. Soraia Gontijo Maia.

Biblioteconomia
A Profa. Margarita Rodrigues Torres é formiguense, formou-se em Biblioteconomia pelo UNIFOR-MG e possui pós-graduação em Tratamento da Informação Científica e Tecnológica para Estruturação de Banco de Dados.

A coordenadora, que atua como professora no Centro Universitário há 23 anos, fala sobre sua trajetória profissional. ?Iniciei minha carreira como docente na Escola Infantil Corujinha e no Colégio de Aplicação, que fazem parte da FUOM (Fundação Educacional Comunitária Formiguense), mantenedora do UNIFOR-MG. Quando já ministrava aulas no curso de Biblioteconomia, fui membro do Conselho Regional de Biblioteconomia – 6ª região. Hoje, sou também coordenadora do Laboratório de Conservação e Preservação de Documentos (LCPD) da Instituição?, conta.

Sobre o convite para ser coordenadora do curso, ela diz estar muito feliz. ?Desde a época de estudante, sempre tive um carinho muito especial pelo curso. De aluna à professora, vivenciei várias mudanças, sempre lutando, ao lado dos meus colegas, pelo progresso da biblioteconomia. Dessa forma, amadureci e conquistei meu espaço. Hoje, sinto meu trabalho reconhecido e vejo que foi bom não desanimar diante dos obstáculos. Nesta minha nova função, tive o apoio dos alunos e dos colegas. Agradeço a confiança dos dirigentes do UNIFOR-MG em escolher-me para ocupar este cargo. Sinto-me muito feliz pelo convite?, diz.

A coordenadora fala, ainda, sobre o curso e as expectativas em relação ao novo cargo. ?O curso sempre foi bem reconhecido, devido à boa formação acadêmica que oferece aos alunos. Por isso, é constante a preocupação com o ensino na sala de aula. Outra meta do curso está relacionada à extensão. Alguns projetos estão sendo elaborados para levar à comunidade formiguense maior oportunidade de leitura e cultura, já que a função primordial do bibliotecário é disseminar a informação. Nossos projetos incluem, ainda, o incentivo à pesquisa, que, hoje, é indispensável ao futuro profissional. Eventos e viagens técnicas também estão sendo programados, pois estes contribuem para a atuação no mercado de trabalho dos futuros bibliotecários?, declara.

Ciências Contábeis
Natural de Araújos/MG, a Profa. Danielle Martins Duarte Costa é graduada em Ciências Contábeis pela UFV (Universidade Federal de Viçosa/MG) e está finalizando mestrado na área de Administração Pública, ênfase Finanças, pela mesma Universidade.

Dentre alguns trabalhos que já realizou, a professora listou trabalhos científicos publicados nas áreas de Finanças Públicas, Administração Financeira e Orçamentária, Tributação nas Empresas de Capital Aberto, além de Projeto de Iniciação Científica nas áreas de Finanças Públicas (Municípios, Estados e a LRF ? Lei de Responsabilidade Fiscal) e Tributação e Finanças. (PISCOFINS) (UFV). Danielle também foi tutora de Ensino a Distância em Administração da UFV e monitora da graduação em Ciências Contábeis, Administração, Economia, Agronegócio, Cooperativas e demais áreas, também na UFV. Atualmente se dedica integralmente aos trabalhos no UNIFOR-MG.

A Profa. Danielle comentou que foi muito bem recebida por todos na Instituição e que tem, como expectativa para o cargo, muito trabalho, muita dedicação para com os alunos, professores e demais auxiliares do UNIFOR-MG.

Pedagogia
O curso de Pedagogia será coordenado pela Profa. Ms. Soraia Gontijo Maia. A professora é de Divinópolis/MG, formou-se em Pedagogia e Orientação Educacional na FUNEDI (Fundação Educacional de Divinópolis)/UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais), especializou-se em Psicologia Educacional pela PUC/MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) e, em 2004, concluiu mestrado em Educação e Linguagem na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

A coordenadora conta que sempre atuou no Ensino Fundamental, como professora e orientadora educacional. ?Trabalhei como vice-diretora de 2005 a 2007. Depois, fui pedagoga em uma escola de Ensino Especial da Rede Municipal, em Divinópolis. Atuei no curso de Pedagogia Modular da FEVALE (Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha)/UEMG, com a disciplina Psicologia da Educação, e em cursos de formação de professores da Rede Municipal de Piumhi/MG e Pimenta/MG, com Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. Trabalhei como professora no curso de orientação para inclusão de alunos com necessidades especiais no Ensino Comum, também em Divinópolis. Atualmente, atuo em uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) chamada Gira Livro, que trabalha com a formação de leitores e organiza bibliotecas comunitárias em bairros periféricos e comunidades rurais da cidade?, conta.

A professora disse ter se sentido muito honrada com o convite feito pela coordenadora geral de Graduação, Profa. Ms. Rachel de Castro Eduardo Matias, e tem grandes expectativas com relação ao trabalho a ser desenvolvido no UNIFOR-MG e no curso de Pedagogia. ?Pretendo, juntamente com os professores, elaborar projetos de ação social e cultural, onde os alunos possam aplicar os conhecimentos adquiridos na faculdade e atuar numa perspectiva voltada para a responsabilidade social. Tenho como objetivo também organizar eventos, palestras e fomentar a participação dos alunos em congressos que possam contribuir para a formação acadêmica deles. Acredito que, através de uma educação de qualidade, poderemos ter uma sociedade mais justa, ética e humana, e que, enquanto educadores, podemos muito contribuir para isso?, enfatiza.

Nutrição
Neste ano, o curso de Nutrição será coordenado pela Profa. Ms. Maria das Graças Oliveira, que também é coordenadora do curso de Enfermagem.

Demais cursos
As demais graduações oferecidas pelo UNIFOR-MG mantiveram seus coordenadores. Administração, Prof. Ms. Eugênio Vilela Jr; Arquitetura e Urbanismo, Prof. Marcus Vinicius Sant?Anna; Ciências Biológicas, Profa. Ms. Lília Rosário Ribeiro; Ciência da Computação, Prof. Alexandre Magno de Sousa; Direito, Prof. Dênio Dutra Barbosa; Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), Prof. Ms. Leonardo Nogueira Coelho; Enfermagem, Profa. Ms. Maria das Graças Oliveira; Engenharia Ambiental, Prof. Dr. Leyser Rodrigues Oliveira; Engenharia Civil, Prof. Marcus Vinícius Sant?Anna; Engenharia de Produção, Prof. Marcelo Carvalho Ramos; Fisioterapia, Profa. Ms. Roberta Avelar Araújo Garcia; Letra (Inglês e Espanhol)s, Prof. Ms. Lucimar Aparecida Torres; Medicina Veterinária, Prof. Ms. Dênio Garcia Silva de Oliveira; Química, Prof. Ms. Lília Rosário Ribeiro; Serviço Social, Prof. Flávia Gonçalves Canesqui.

COMPATILHAR: