Os alunos do curso de Direito do UNIFOR-MG, além de contar com os diferenciais oferecidos pelo Centro Universitário, como ampla estrutura física, biblioteca com mais de setenta mil volumes catalogados e corpo docente qualificado, contam com um espaço de destaque para a prática. O NPJ (Núcleo de Práticas Jurídicas) oferece atendimento gratuito nas áreas de Família (divórcio, separação, adoção, pensões alimentícias, guarda, dentre outros) e Sucessões (pedidos de alvará e inventários de pequeno valor), além de propiciar o contato direto dos acadêmicos com o cotidiano profissional.

Inaugurado em setembro de 2007 e coordenado pelo Prof. André Hostalácio Freitas, o NPJ oferece atendimento de qualidade e um ambiente propício e agradável à prática acadêmica. De acordo com o professor, os atendimentos são feitos por estagiários do 7o ao 10o período do curso, sempre acompanhados por um professor. ?Quando a demanda é referente a alguma área que não atuamos, encaminhamos o interessado ao órgão competente?, explica.

Na visão do coordenador, o NPJ permite o crescimento acadêmico dos alunos, além de aproximar o UNIFOR-MG da comunidade. ?Desenvolvendo as atividades promovidas no Núcleo, os acadêmicos têm a oportunidade de colocar em prática o que aprendem em sala de aula, o que representa uma das formas mais eficazes de aprimoramento da teoria. Além disso, por intermédio do NPJ, o Centro Universitário cumpre sua função social, atuando, diretamente, em benefício da comunidade, que conta com o apoio de profissionais bem preparados e conscientes do seu papel de cidadãos, com fortes valores éticos?, explica.

Parceria
Desde 2008, o NPJ conta, também, com um importante apoio do curso de Serviço Social. Para que o atendimento seja voltado, exclusivamente, a pessoas carentes, professores e estagiários do curso fazem entrevistas prévias e visitas domiciliares aos interessados pelos serviços. Depois de aprovadas nos critérios sócioeconômicos, os estagiários de Direito são autorizados a buscar uma solução para os casos apresentados.

De acordo com o coordenador do Núcleo, ?esta metodologia é essencial, pois limita o atendimento a pessoas carentes, que não têm condição de contratar um advogado particular. Dessa forma, o NPJ não invade o espaço dos advogados que atuam na comarca?, explica.

Atendimento
O horário de funcionamento do NPJ é das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Os atendimentos são feitos à comunidade carente, que se inscreve, passa por uma triagem prévia para análise de perfil e, posteriormente, é atendida pelos estagiários. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone: (37) 3329-1491.

COMPATILHAR: