O Nubank, startup brasileira conhecida pelo seu cartão de crédito, decidiu enfrentar os grandes bancos. A empresa solicitou abertura de um processo administrativo no Cade, o órgão antitruste brasileiro, contra Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander e Caixa Econômica Federal por supostamente prejudicarem a livre concorrência no mercado de emissão de cartões, exercendo uma posição dominante de forma abusiva.

O pedido de abertura de processo deve ser publicado ainda nessa semana do Diário Oficial. Segundo o documento ao qual a Exame teve acesso, o Nubank acusa os grandes bancos de dificultar a atividade de novos emissores de cartões, impedindo a contratação de serviços necessários. Por exemplo: bancos estariam barrando o Nubank de usar o sistema de débito automático, segundo a acusação.

Outra reclamação é de que o Itaú, um dos bancos mencionados na acusação, estaria assediando funcionários do Nubank, ao ponto de que 11 profissionais da startup foram contatados por uma analista sênior do Itaú em apenas 10 dias, buscando funcionários para a área de tecnologia. O Nubank alega que todos esses trabalhadores possuem conhecimento da tecnologia proprietária da empresa e que esse assédio visa fragilizar suas operações.

Em pronunciamento, o Nubank diz que espera que as autoridades reguladoras ajam para estimular a competitividade no setor para que as pessoas tenham maior liberdade de escolha entre os serviços. Já os bancos negam qualquer ação no sentido de criar barreiras para novos agentes no setor financeiro.

 

 

Fonte: Olhar Digital ||

COMPATILHAR: