O número de mortes em decorrência da febre amarela em Minas pode chegar a 32. Nesta segunda-feira (29), a Prefeitura de Alvinópolis, na região Central de Minas, emitiu nota oficial confirmando a morte de um paciente com os sintomas da doença. A contaminação foi feita após exames da Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Alvinópolis, a vítima é um homem de 67 anos, morador da zona rural da cidade, e havia dado entrada na unidade de saúde no dia 13 de janeiro.

Com a piora no quadro clínico, foi transferido para o Hospital Arnaldo Tavares Filho, em Ponte Nova, e veio a óbito na última quarta-feira (24).

Na manhã desta segunda-feira também foi confirmada a morte de mais um paciente em Barbacena, no Campo das Vertentes. Segundo a prefeitura da cidade, o homem de 41 anos morreu no sábado (27). Ele era morador da cidade de Ouro Branco, região Central de Minas.

A Secretaria de Estado de Saúde ainda não confirma o número de mortes no Estado. O próximo boletim epidemiológico deve ser publicado nesta terça-feira (30). O último balanço de mortes, publicado no dia 23, contava 25 óbitos em decorrência da febre amarela desde o início do monitoramento, em julho de 2017.

Outras seis mortes anunciadas por prefeituras mineiras devem ser contabilizadas no novo balanço. Na sexta-feira (26), pacientes com os sintomas da doença morreram em Belo Horizonte, Brumadinho e em Juiz de Fora.

Casos investigados

Nesse domingo (28), a Prefeitura de Barbacena confirmou mais uma morte com suspeita de febre amarela. O homem de 57 anos era morador da cidade de Piranga, na mesma região, e foi internado no Hospital Regional de Barbacena, na última terça-feira (23) com suspeita da doença. Ainda de acordo com a unidade de saúde, o paciente morreu no fim da noite de sábado (27). Essa seria a quarta vítima na cidade.

O hospital encaminhou amostras de sangue para a Funed, para que seja feita a confirmação da contaminação por febre amarela. Na última sexta-feira (26), a Prefeitura de Barbacena havia confirmado as mortes de dois homens de 42 anos. O primeiro paciente era morador da cidade de Senhora de Oliveira, enquanto o segundo era de Barbacena.

Também na última sexta-feira, a Juiz de Fora registrou mais duas mortes de pacientes com suspeita de contaminação por febre amarela. Amostras de sangue foram encaminhadas para a Funed para a confirmação para a doença.

 

Fonte: Hoje em Dia ||

COMPATILHAR: