A gripe segue sendo preocupação para as autoridades de saúde em Minas Gerais. O número de mortes de pessoas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) subiu para 116, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Somente em uma semana, houve um aumento de 23,4% no número de óbitos. A maioria esmagadora dos pacientes que faleceram contraíram o vírus H1N1. Foram 110 casos, no total. A situação pode ser ainda pior, pois 129 casos ainda são analisados e outros 125 ainda aguardam coleta para realizar exames.

A comparação com os anos anteriores mostra um grande aumento de mortes neste ano. Para se ter ideia, o número de 2016 já supera o ano passado em mais de seis vezes. Em 2015, foram contabilizados 15 casos fatais. Os dados já se aproximam de 2013, quando Minas Gerais teve 148 mortes. O ano mais fatal da gripe foi em 2009, quando 214 pessoas perderam a vida.

Foram registradas 116 mortes por Influenza neste ano. Do total, 110 foi por Influenza A (H1N1), três por influenza B, sendo um morador do Estado de São Paulo, 40 por influenza A não subtipado e três que não foram classificados. Nesses casos, segundo a SES, não foi possível realizar o exame laboratorial, mas os pacientes tinham vínculo com pessoas que tiveram influenza.

O número total de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) chegou a 3.851 desde janeiro, sendo 360 relacionados ao vírus Influenza. A cidade mineira que mais registrou mortes pelo vírus da gripe foi Belo Horizonte, com 23 no total.

Segundo a secretaria, os casos de gripe são comuns durante todo o ano, mas ficam mais comuns no outono e no inverno, quando as temperaturas diminuem especialmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. O normal é que a maioria dos casos de gripe se resolva espontaneamente, sem a necessidade de intervenções hospitalares. Porém, grupos de risco, como crianças e idosos, estão mais susceptíveis a complicações e, por isso, a notificação dos diagnósticos de Síndrome Respiratória Aguda Grave é compulsória em Minas.

 

Fonte: Estado de Minas ||http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2016/07/29/interna_gerais,789057/numero-de-mortes-por-gripe-em-minas-gerais-chegam-a-116-neste-ano.shtml

COMPATILHAR: