O número total de mortos vítimas do terremoto que atingiu a China no último dia 12 subiu para 65.080, de acordo com o último balanço divulgado pelo escritório de informações do Conselho de Estado, citado pela agência de notícias estatal Xinhua.
Ainda segundo as últimas informações oficiais, 360.058 pessoas ficaram feridas e outras 23.150 continuam desaparecidas por causa do terremoto que atingiu a Província de Sichuan. Cerca de 14,38 milhões de pessoas afetadas pelo terremoto foram realocadas.
O último balanço também informa que 83.527 pessoas feridas foram hospitalizadas após o tremor. Entre elas, 53.247 foram liberadas, 17.168 continuam hospitalizadas e 5.914 foram transferidas para outras partes da China para tratamento.

Réplica
A forte réplica do terremoto que atingiu a China neste domingo (25), de 6,4 graus na escala Richter, matou ao menos oito pessoas e feriu aproximadamente mil no sudoeste e no noroeste do país, de acordo com fontes dos governos locais citadas pela Xinhua.
Quatro pessoas morreram e 20 ficaram feridas na cidade de Hanzhong, na Província de Shaanxi, disse o prefeito Hu Runze nesta segunda-feira.
As autoridades ainda estão tentando verificar os detalhes sobre o número de vítimas e dos danos causados pela réplica, a mais forte desde o terremoto do último dia 12.
Duas pessoas morreram na Província de Sichuan e uma na localidade de Chongqing.
A cidade de Longnan, na Província de Gansu, registrou uma morte causada pela queda de rochas e 109 feridos, sendo 15 com ferimentos graves.
Segundo a agência oficial Xinhua, a réplica causou a destruição de mais de 71 mil casas no sudoeste da China, onde a ajuda internacional para os milhões de desabrigados continua a chegar.

Inundação
As pessoas deslocadas por causa do risco de inundações já chegam a cem mil na região afetada pelo terremoto do dia 12 de maio no sudoeste da China.
Segundo a Xinhua, um grupo de policiais chegou nesta madrugada ao lago Tangjiashan (Sichuan), formado por causa do terremoto e que com 128 milhões de metros cúbicos de água ameaçava o distrito de Beichuan, a 3,2 quilômetros do local.
Cerca de 150 policiais, cada um deles levando dez quilos de dinamite, chegaram a pé e após várias horas de caminhada até o lago, e começaram imediatamente os trabalhos para dinamitar o dique formado por montes de terra e rochas.
Trata-se de um dos mais de 30 lagos formados pelo terremoto. Outras 69 represas na Província ficaram rachadas pelo tremor e estão a ponto de arrebentar devido à chegada das chuvas no sul da China.
Segundo o Ministério de Recursos de Água, 700 mil sobreviventes do terremoto estão em perigo perante o possível transbordamento destas reservas.

COMPATILHAR: