Subiu para 60 o número de mortos em Brumadinho, após o rompimento da barragem Mina do Feijão. Conforme balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil, na manhã dessa segunda-feira (28), 292 pessoas continuam desaparecidas. Até o momento, 382 foram localizadas, sendo 192 resgatadas com vida. Há, ainda, 135 pessoas desabrigadas.

O coordenador da Defesa Civil em Minas, coronel Flávio Godinho, explicou que as Forças de Segurança do Estado estão unificando as listas oficiais e não oficiais para cruzar os dados. Segundo o militar, a publicação do documento acontece ainda nesta segunda-feira.

“Uma unificação das listas está sendo feita, tanto com os dados passados pela Vale quanto da Estação do Conhecimento, onde as famílias propiciam novos nomes não apresentados pela Vale, bem como a lista que está na Polícia Civil”, explicou.

A demora em construir uma lista unificada, conforme o coronel, se deve ao grande número de pontos de captação de informações, muitos deles não oficiais. “Isso traz duplicidade de listas e desconforto para a família, ou seja, tem lista não oficial informando a família que aquele ente está localizado, mas não está, ou que está desaparecido, quando foi localizado”, diz Godinho.

Dificuldade

O porta-voz do Corpo de Bombeiros, tenente Pedro Aihara, lembrou que o tipo de atuação realizada pelas equipes de busca e resgate é bastante delicada, já que envolve milhões de metros cúbicos de rejeito. A previsão, segundo ele, é que os homens permaneçam no local por semanas.

“As chances são muito pequenas considerando o tipo de tragédia, que envolve lama”, disse, ao explicar que os rejeitos dificilmente permitem a formação de bolsões de ar. “É uma operação de guerra, que demanda esforços e compreensão de todas as partes”, concluiu.

Confira a lista de mortos identificados pela Polícia Civil no IML de BH, disponível no site da corporação:

Adriano Caldeira do Amaral
Carlos Roberto Deusdedit
Daniel Muniz Veloso
David Marlon Gomes Santana
Djener Paulo Las-Casas Melo
Eliandro Batista de Passos
Fabrício Henriques da Silva
Flaviano Fialho
Francis Marques da Silva
Jonatas Lima Nascimento
Leonardo Alves Diniz
Marcelle Porto Cangussu
Marcelo Alves de Oliveira
Maurício Lauro de Lemos
Moisés Moreira de Sales
Renato Rodrigues Maia
Robson Máximo Gonçalves
Wellington Campos Rodrigues
Willian Jorge Felizardo Alves

 

 

Fonte: Hoje em Dia/Estado de Minas ||

COMPATILHAR: