Com as eleições, aumentou o número de mulheres na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na atual legislatura, são seis deputadas estaduais e na próxima serão dez representantes femininas.

Se elegeram Beatriz Cerqueira (PT) com 96.824 votos; Delegada Sheila (PSL), 80.038; Marilia Campos (PT), 71.329; Rosângela Reis (Pode), 70.040; Celise Laviola (MDB), 57.412; Ione Pinheiro (DEM), 55.634; Leninha (PT), 51.407; Laura Serrano (Novo), 33.813; Ana Paula Siqueira (Rede), 23.372 e Andreia de Jesus (PSOL), 17.689. São quatro novatas.

Atualmente, Celise Laviola, Ione Pinheiro, Marília Campos e Rosângela Reis já são deputadas. Arlete Magalhães (DC) e Geisa Teixeira (PT) não conseguiram se reeleger e vão deixar o Legislativo mineiro.

De acordo com a ALMG, em toda a história, apenas 30 mulheres tiveram vaga na condição de titulares ou como suplentes.

No cenário federal, a Câmara dos Deputados terá quatro mulheres representantes de Minas Gerais. Foram eleitas Áurea Carolina (PSOL), com 162.740 votos; Margarida Salomão (PT), 89.378, que se reelegeu; Alê Silva (PSL), 48.043 e Greyce Elias (Avante), com 37.620. Uma a menos que na atual legislatura, sendo três renovações.

Além de Margarida Salomão, atualmente, as deputadas por Minas são: Brunny (PR), que não se candidatou, Dâmina Pereira (Pode), que não se reelegeu; e Jô Moraes (PC do B), que concorria como vice-governadora de Fernando Pimentel (PT) e Raquel Muniz (PSD), que também não se reeleger.

Segundo a Câmara, a bancada feminina será composta por 77 mulheres na próxima legislatura, o que representa 15% das cadeiras. Entre as eleitas, 43 ocuparão o cargo de deputada federal pela primeira vez.

Números do Brasil

O número de mulheres eleitas para o Senado se manteve nas eleições deste ano sem alteração, mas a presença feminina aumentou na Câmara e nas Assembleias de forma geral, apontam dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2010, última eleição na qual 2/3 do Senado foram renovados, sete mulheres foram eleitas senadoras. Neste ano, o número se repetiu. As sete senadoras representam 13% dos eleitos neste ano. Apesar disso, nenhuma mulher foi eleita para o Senado em 20 estados – em três deles, Acre Bahia e Tocantins, não houve candidatas.

Foto: Rodrigo Cunha / G1

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: G1||

COMPATILHAR: