Redação Últimas Notícias

No sábado passado (17), foi realizado o “Dia D” de vacinação contra a Poliomielite.

Todas as unidades do Programa Saúde da Família (PSF) de Formiga ficaram abertas durante todo o dia para que crianças com idade entre 0 e 5 anos pudessem se imunizar contra a poliomielite.

Trata-se de uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

De acordo com balanço divulgado na quarta-feira (21) pela administração municipal, a pedido do portal, até então 45,65% do público alvo da campanha havia se vacinado, o que em números, significa que 1295 das 2837 que devem receber a dose contra a poliomielite já foram imunizadas em Formiga.

O grupo com maior cobertura, até o momento, é o de crianças de 2 anos, que chegou aos 50,81%, a taxa mais baixa é de crianças com 4 anos. Deste grupo, 40,99% das crianças receberam a dose da vacina.

A campanha segue até a próxima semana, com encerramento previsto para o dia 30 de outubro. Mesma data em que termina a campanha de multivacinação, com foco na atualização de cartões de crianças e adolescentes cujas doses não estão em dia.

O Ministério da Saúde recomenda à população que, mesmo com a pandemia da Covid-19, não deixe de procurar o serviço, pois a vacina é de extrema importância para manter as crianças e adolescentes imunes às doenças.

COMPATILHAR: