Na semana passada o assassinato de uma cabeleireira em Belo Horizonte, chamou a atenção de todo o país para uma situação antiga, a violência contra as mulheres. Na maioria dos casos, a violência é sofrida dentro de casa, pelo próprio companheiro. Uma situação mais comum do que muitas pessoas imaginam e que tem se tornado mais evidente, graças a denúncia dessas mulheres.
Muitas mulheres que sofrem violência dentro de casa, esperam consequências mais graves para denunciar. Uma situação que causa revolta.
A lei Maria da Penha, que entrou em vigor em 2006, e visa aumentar as punições por agressões contra a mulher, têm trazido mais vítimas às delegacias. Em Divinópolis, as famílias recebem apoio psicológico e é preciso entender o contexto de cada mulher que passa pelo local.
Em 2009, 1.417 famílias receberam atendimento. Além disso, das 1.561 ocorrências de violência doméstica, 477 foram encaminhadas à justiça.
De acordo com a lei, o agressor da mulher só pode ser preso em duas situações: se for pego em flagrante, ou se uma autoridade policial fizer uma representação no poder judiciário. Nesse segundo caso, a demora da justiça pode fazer com que o fato tome proporções maiores.
Ferimentos que podem deixar marcas pra sempre ou até mesmo tirar a vida das mulheres. Ainda assim, o mais importante é denunciar.

COMPATILHAR: