Principal campeonato de clubes do país, o Campeonato Brasileiro começa neste sábado, realiza suas primeiras cinco rodadas, pára um mês para a disputa da Copa das Confederações, volta em julho e termina em dezembro. O torneio mais cobiçado pelos clubes brasileiros em nível nacional promete ser um dos mais equilibrados dos últimos anos, já que as equipes se reforçaram e seguraram seus principais jogadores. Apenas Fluminense e Atlético, coincidentemente campeão e vice do ano passado, vão começar o campeonato com o foco ainda na Libertadores, torneio em que ambas equipes disputam a fase quartas-de-final. O atual campeão do mundo Corinthians, o cheio-de-medalhões Grêmio, a sensação Botafogo e o remodelado Cruzeiro querem aproveitar o início para pularem na frente dos concorrentes.
Brasileirão para agora
O técnico do Cruzeiro, Marcelo Oliveira, ressaltou durante a semana a importância do time somar o máximo de pontos possíveis nos primeiros 15 a serem disputados. ?São cinco jogos até a parada para a Copa das Confederações. Nós vamos criar uma meta importante para estes cinco jogos, já que três são em casa. São jogos difíceis. O Cruzeiro tem esta expectativa, mas 12 ou 13 times têm também. Com o equilíbrio econômico no país, as equipes não só seguraram bons jogadores, mas trouxeram bons atletas de fora. Espero que o Cruzeiro sempre brigue?, avaliou o treinador, que vê potencial em seu grupo para que a Raposa esteja sempre brigando entre os primeiros colocados. ?A expectativa é muito boa, tem um horizonte aberto aí. O elenco do Cruzeiro é de grande qualidade, gosta de trabalhar, e queremos trabalhar muito. O futebol não para. Temos que sempre melhorar, ter ambição e buscar mais?.
Brasileirão para depois
O Atlético vivencia, ainda, a Libertadores. A equipe recebe na quinta-feira da próxima semana o Tijuana, no Independência, em partida de volta pelas quartas-de-final do torneio. Pelo Brasileirão, o técnico Cuca mandará para o Paraná uma equipe reserva para o jogo contra o Coritiba, neste domingo, às 18h30. O foco total é na competição continental.
Rodada inicial
Os times mineiros atuam apenas no domingo, às 18h30. Enquanto o Cruzeiro receberá o Goiás na Arena Independência, o Atlético medirá forças contra o Coritiba, do meia Alex, no Couto Pereira. No sábado, Vasco e Portuguesa se enfrentam no Rio. O Vitória recebe o Internacional em Salvador e o Corinthians enfrenta o Botafogo no Pacaembu. No domingo, outros cinco jogos completam a rodada. Grêmio x Náutico; Ponte Preta x São Paulo; Criciúma x Bahia; Santos x Flamengo e Fluminense x Atlético-PR.

COMPATILHAR: