Confira as explicações do médico Alessandro Loiola sobre a doença.
Não raramente, atendo pacientes assustados após terem lido que a radiação do telefone celular pode causar câncer no cérebro e vim aqui fazer um preventivo, né doutor?. Respiro fundo, agradeço em silêncio o valor da consulta e respondo que a fórmula para o câncer é bem mais simples que isso: ela quase sempre inclui refeições cheias de calorias temperadas com cigarro, obesidade, falta de exercícios e consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Coloque tudo em uma panela sem acompanhamento médico por 10 anos, adicione uma pitada de tomografia e sirva ainda quente na unidade de quimioterapia mais próxima.
Alguém falou em telefones celulares? São as pequenas escolhas que você toma que farão a diferença. A maioria dos casos de câncer resulta de anos de maus-tratos ao seu próprio corpo e a última coisa que você precisa é esconder-se da verdade, acreditando em mitos e boatos que não adicionarão benefício algum à sua saúde. E será que você sabe identificar o que é mito e o que é notícia de verdade? Faça o teste abaixo e veja quantas respostas você é capaz de acertar:
? O câncer e contagioso?: Não é, mas, por mais incrível que possa parecer, é comum deparar com pessoas que evitam ter contato com familiares que estão sofrendo de câncer. Abraçar uma pessoa com câncer não fará você pegar a doença, mas é provável que a pessoa abraçada pegue seu carinho.
? Comer churrasco aumenta o risco para câncer?: Substâncias presentes na carne de churrasco parecem aumentar o risco de câncer, mas as evidências não são conclusivas. De qualquer forma, é prudente reduzir o consumo de carne feita na brasa. Mas atenção: se você faz parte do meu clube e não deseja abrir mão de um bom churrasco, recomendo consumir boas quantidades de vegetais e frutas junto com a carne (ex.: brócolis, cenouras, batatas, mamão, manga). Estes alimentos reduzem a absorção das substâncias potencialmente cancerígenas.
? Adoçantes causam câncer?: Em 1969, o ciclamato foi banido dos Estados Unidos acusado de aumentar o risco de câncer na bexiga. Pesquisas realizadas mais tarde não confirmaram esta suspeita, mas o mito já havia se espalhado. Atualmente, os adoçantes artificiais são considerados seguros e não estão associados a aumento do risco para câncer.
? Viver em uma cidade poluída é mais arriscado que fumar um maço de cigarros por dia?:Tenho muitos pacientes fumantes que adoram dizer isso no consultório: De que adianta parar de fumar e continuar respirando esse ar poluído, doutor?. Fique sabendo que o risco de câncer associado à poluição é 100 vezes menor que o risco trazido pelo cigarro. Largue este hábito maldito agora.
? Equipamentos eletrônicos podem causar câncer?: Não causam. Boatos sobre plásticos que liberam substâncias cancerígenas quando colocados no forno de microondas também são comuns. Pura bobagem. Acorde: o problema está na qualidade do que você come. Não culpe o plástico ou o forno de microondas.
? Desodorantes causam câncer na mama? Desodorantes e antiperspirantes não causam câncer na mama. Fique à vontade para comunicar isso ao sujeito no ônibus de pé ao seu lado.
? O uso regular de protegor solar diminui o risco de câncer de pele?:Sim, diminui. Se você tem a pele clara, utilize um protetor com fator acima de 15. Aplique-o pelo menos 30 minutos antes de sair de casa, renovando a aplicação a cada 2 horas.
Alessandro Loiola é médico, escritor e palestrante. Autor de, entre outros livros, Para Além da Juventude – Guia para uma Maturidade Saudável

COMPATILHAR: