?Como Hamlet, eu tenho que decidir entre a vida e a morte?, diz a carta de suicídio de Kurt Cobain, escrita para seu amigo imaginário ?Boddah? e deixada em sua casa, em , há 20 anos. De fato, a dicotomia filosófica do personagem shakespeariano resume bem a batalha interna do líder do Nirvana. Entre ser e não ser, Cobain escolheu a segunda opção, tirando sua vida com um tiro de espingarda, aos 27 anos de idade, deixando uma legião de admiradores inconformados.Seattle, Washington
Nascido em Aberdeen, Washington, Kurt Donald Cobain conheceu a música e a depressão ainda muito cedo. ?Ele era um artista nato, tinha desenhos lindos. Se não fosse para a música, iria para as artes plásticas. Mas toda a sua criação artística era fortemente ligada à depressão, principalmente após a separação dos pais, que moldou muito essa personalidade destrutiva?, afirma a jornalista Cínthia Demaria, pesquisadora da vida de Cobain e fã do Nirvana.
À medida que o Nirvana estourava, o assédio piorava a situação emocional de Cobain. ?Ele passou de anti-herói a ídolo em muito pouco tempo. A falta de privacidade foi deixando-o cada vez mais deprimido. Em uma ocasião, o fotografaram dando banho em sua filha, Francis, e a imagem mostrava uma escova de dentes e uma seringa lado a lado na pia. Aquilo acabou com ele?, conta Cínthia. ?A fixação da imprensa pela esposa Courtney Love também piorou muito a situação mental do Kurt. Ele era perdidamente apaixonado?.
Mas a derrocada do músico viria com as crises de abstinência e as tentativas frustradas de reabilitação. Em 1993, ano do lançamento do último disco do Nirvana, ?In Utero?, Cobain tornara-se suicida, justamente na única passagem da banda pelo Brasil. O show no Hollywood Rock, em São Paulo, marca essa época conturbada. ?O cara zoou o show inteiro. O restante da banda abandonou o palco e mesmo assim ele ficou tocando sozinho por 40 minutos, quebrando o palco inteiro, zoando sem parar?, lembra Dudu Marote.
No segundo show, no Rio de Janeiro, Cobain estava mais ?controlado?. Mostrou o pênis, cuspiu na plateia, mas tocou todo o repertório com energia. ?Esse show, sim, foi bem legal?, lembra Gordo. O produtor Jeff Mason lembra que foi preciso achar um quarto de hotel em primeiro andar, no Rio, para Cobain. ?Se havia uma sacada, ele ficava pronto para pular?, conta na biografia ?Kurt Cobain – Mais Pesado que o Céu? (2001).
Um ano depois, Cobain tiraria sua vida, reforçando a imagem de mito, que tanto o atormentava. ?A morte o tornou ainda mais humano. Jovens de todo o mundo se identificaram com seu jeito errante e excluído. Ele influenciou toda uma geração de bandas e fãs. E influencia até hoje?, afirma Cínthia.

COMPATILHAR: