Com apenas 3,5cm por 2,5cm e 81 anos de história, o jornal Vossa Senhoria, que já foi o menor do mundo, reconhecido pelo Guinness Book, voltara a circular.

O relançamento será realizado neste sábado (20) às 10h, durante a Festa Literária de Divinópolis 2016 (Flid).

Com dimensões apenas um pouco maiores que um selo, o jornal tem como presidente o engenheiro e consultor ambiental Milton Nogueira. A editora é a jornalista e escritora Leida Reis. O jornal conta também com correspondentes no Brasil e no exterior. A videomaker Andréa Vizeu, por exemplo, escreve de Nova York. Na primeira publicação, ela diz sobre o movimento de brasileiros contrários ao impeachment de Dilma Rousseff.

Economia também é pauta do Vossa Senhoria. De São Paulo, a jornalista Luciana Otoni analisa a perspectiva do setor brasileiro para o próximo ano. Além disso, das suas 26 páginas, seis são dedicadas ao retorno do jornal.

“O Vossa Senhoria é um patrimônio jornalístico do Brasil e precisa ir avante. Resolvi relançar o jornal para manter a empolgadíssima odisseia de Leônidas Schwindt, um jornalista combativo no interior do Brasil. Minha amizade de juventude com a filha Dolores me levou a colaborar com a edição pequena, já nos anos 80 e 90. Em 2010, a outra filha, Dulce, me pediu que mantivesse a publicação”, explica Milton Nogueira.

Outra curiosidade são as duas páginas em inglês, feitas para atender as assinaturas internacionais: dos 5 mil exemplares distribuídos quando foi encerrado, 2% eram enviados para o exterior.

O jornal será vendido por R$ 5, a assinatura anual, que incluí 12 exemplares, custa R$ 60 e já pode ser feita pelo site do jornal: www.vossasenhoria.com.br. O Vossa Senhoria será enviado pelos Correios, embrulhado em um saquinho plástico transparente. Inicialmente, o foco é entregar a nova edição aos antigos assinantes.

Octogenário

Fundado em Goiás, em 18 de agosto de 1935, o Vossa Senhoria foi projetado pelo gráfico e jornalista mineiro Leônidas Schwindt. Passando por várias cidades, pois a sede da publicação acompanhava seu criador, o jornal circulou até 1956 sob sua direção. Na época, o semanário foi editado em cidades mineiras como Abaeté, Belo Horizonte e Pitangui. Originalmente, o Vossa Senhoria possuía 9cm por 6cm, passando depois para 10cm por 7cm. O conteúdo, no entanto, não variava: o teor político crítico levou a pequena publicação a ser censurada durante o governo Vargas, em 1955.

Trinta anos depois, em 1985, a filha de Leônidas (falecida em 1972), Dolores Schwindt voltou a editá-lo em Divinópolis. Foi nesta época que o jornal ganhou novas proporções. Sabendo que haviam publicações menores, a jornalista alterou seu formato para apenas 3,5cm por 2,5cm. A mudança deu novas proporções ao Vossa Senhoria: em 23 de março de 2000 ganhou lugar no Guinness Book como menor jornal do mundo.

COMPATILHAR: