Na décima quarta edição do especial ?Formiga de Bairro a Bairro?, a equipe de redação do Jornal Nova Imprensa e do portal Últimas Notícias percorreu as ruas dos bairros Recanto da Praia, Alto da Praia, Morumbi e Novo Bela Vista que, juntos, é conhecido por muitos como Vargem Grande.
Segundo o presidente da Associação de Moradores São Francisco de Assis, Geraldo Reis de Sousa, esses bairros têm vários problemas, como na saúde, infraestrutura e outros setores.
Em diálogo com alguns moradores, eles também nos relataram que, no ano passado, chegaram a ficar exatos 30 dias sem cair nenhuma gota de água nas caixas.
Saúde
Os moradores dos bairros Recanto da Praia, Alto da Praia, Morumbi e Novo Bela Vista reclamam muito do atendimento em relação à saúde. No bairro Alto da Praia tem um Programa de Saúde da Família (PSF), que atende também os moradores dos demais bairros citados, mas, segundo eles, não é o suficiente para atender à demanda.
O posto também não tem um espaço físico adequado, pois é estruturado em uma casa alugada pela Prefeitura. As maiores reclamações são em relação à marcação de consultas. Os moradores contam que, se não for caso de urgência, a consulta demora cerca de 30 dias para ser agendada.
Segurança
O presidente da associação conta que o local, conhecido como Vargem Grande, tem a fama de ser um bairro violento, só porque está mais afastado do centro da cidade, mas esta não é bem a realidade, pois Geraldo Reis de Sousa afirma que, agora, são bairros muito tranquilos e seguros. Segundo o presidente, os bairros já tiveram altos índices de violência, vandalismo e furtos, porém, com a atuação constante da Polícia Militar, esses problemas diminuíram bastante.
Infraestrutura
Os moradores desses bairros sofrem muito com a falta de estrutura. De acordo com o presidente da associação, as queixas mais frequentes nos bairros são em relação à falta de água e de calçamento.
Os bairros têm várias ruas sem calçar, algumas estão até intransitáveis de tantos buracos causados pelas enxurradas.
Também há vários lotes sujos e, segundo os moradores, enquanto a lei que obriga os proprietários a limparem os lotes não entrar em vigor, com a aplicação de multas, essa questão não será sanada. O problema mais grave dos bairros é a falta de água e, segundo os moradores, muitas das vezes, a situação é tão crítica que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) tem que levar água para a população por meio do caminhão pipa. O presidente da associação conta que o bairro Alto da Praia e adjacências será abastecido por uma caixa de água nova, instalada no bairro Alvorada, com a capacidade de 510 mil litros, mas, até hoje, não está funcionando e quando questionam aos servidores do Saae eles respondem que estão esperando a instalação de uma bomba de 36 cavalos enviada pelo governo federal, mas já tem muito tempo que estão esperando a bomba e nada, enquanto isso, o problema continua.
Outra reclamação é em relação ao caminhão de lixo, que passa em apenas uma rua e só uma vez por semana.
Esportes
Os bairros Recanto da Praia, Alto da Praia, Morumbi e Novo Bela Vista contam com vários locais para a prática de esportes, como o campo da Vargem Grande, a quadra no bairro Alto da Praia e várias outras quadras da Praia Popular, além disso, o estacionamento do Parque Municipal Doutor Leopoldo Correa é usado para a prática de welling (trinamento de manobras em moto) aos sábados à tarde.
O campo é muito utilizado e, todo ano, o time da Vargem Grande participa do campeonato da cidade. A novidade em relação ao esporte nesses bairros são as aulas de jiu-jítsu, que estão sendo oferecidas aos moradores da Escola Municipal Benedita Gomide Leite, às terças e quintas-feiras à noite.
Atrativos
Os bairros que formam a Vargem Grande têm vários atrativos, como a Praia Popular, a Sede Campestre do Clube Centenário e o Country Clube, além da conhecida Lagoa do Fundão, lugares que atraem várias pessoas para momentos de lazer e também para praticarem esportes. Esses locais são usados frequentemente para eventos.
Também é um local de alta empregabilidade, pois conta com uma das maiores fábricas de doces de Formiga e também duas fabricas de móveis.
Outro atrativo dos bairros é o Centro de Educação Infantil que já está quase pronto, além da Escola Municipal Benedita Gomide Leite, que sempre promove eventos envolvendo a comunidade, bem como várias festas realizadas pela igreja São Francisco de Assis.
Associação de Moradores São Francisco de Assis
Segundo o representante dos moradores, Geraldo Reis de Sousa, a Associação São Francisco de Assis é muito participativa na comunidade, mesmo sem o apoio da Prefeitura.
Ele ainda conta que a associação sempre acolhe os moradores e encaminha os problemas até os órgãos públicos. A entidade conta com uma horta comunitária, que fica nas dependências da sede da associação, promove rifas para arrecadar fundos para comprar cestas básicas para moradores carentes e para ajudar em outros problemas.
A associação já ministrou cursos de informática e de costura, mas, infelizmente, não conseguiram nenhum apoio e então tiveram que parar com as capacitações.
Mensagem ao Legislativo e ao Executivo
O presidente da Associação de Moradores São Francisco de Assis, Geraldo Reis de Sousa, deixa a seguinte mensagem aos poderes Executivo e Legislativo: ?Eu gostaria que desse mais apoio, principalmente da Câmara Municipal e do prefeito, pois eles pensam que a gente vai na Câmara só para pedir ajuda e remédios, mas a gente não vive só de doença, então, se a gente evitasse o remédio, tivesse mais conscientização entre a Câmara e a Prefeitura, não ficassem só brigando e sim trabalhando para nós, pois a gente entra em uma associação não por intuito de cargos para remanescer dinheiro para a gente, a gente entra para ajudar a população e, em troca, chegamos para conversar com o prefeito e recebemos um ?não?. A gente vai pedir uma coisa em prol do bairro e ganha ?não?. Então, eu gostaria que eles abrissem mais a cabeça sobre as associações, não estou citando apenas a minha associação, se eles dessem mais valor nesta instituição, que chama associação, que é um grupo, dessem mais apoio, não apenas fizessem reuniões, que ficam apenas no papel, e agissem com a gente, teríamos associações bem fortes e polivalentes aqui em Formiga?.

COMPATILHAR: