Dando início a um ciclo de palestras visando melhor esclarecer o alunado, professores, pais e convidados, o Delegado Regional, Dr. Irineu José Coelho Filho, esteve na manhã desta sexta-feira (28), a convite da direção, na Escola Arlindo de Melo.

A palestra, que contou com um público de cerca de 205 alunos e 40 pais ou responsáveis, além de funcionários da referida escola e outros convidados, teve seu foco principal no tema “Drogas”, prevenção e conscientização.

A fala do delegado, com duração de pouco mais de uma hora, foi esclarecedora. Atentos, os presentes  aprenderam sobre os entorpecentes e suas variantes, fazendo com que os alunos de 12 a 15 anos conhecessem os perigos que o uso ou contato com as drogas pode lhes trazer, assim como às suas famílias.

Outros temas correlatos e inerentes às punições que o envolvimento (desde o uso, porte, intermediação, etc) trazem aos menores infratores ou a seus pais (se for o caso) foram também objeto da palestra e despertaram grande interesse.  Os perigos que a modernidade (internet – celular) representam ao facilitar o contato com intermediadores (fornecedores) sempre ávidos a conseguirem novos fregueses (usuários), também foram exaustivamente explanados.

Ao final da palestra,  o delegado Irineu respondeu a diversos questionamentos apresentados por alunos, pais e professores, inclusive sobre temas relacionados com o “mau” comportamento de alunos, explicando detalhadamente o que tais condutas implicariam diante da lei vigente e do previsto no Estatuto da Criança e Adolescente.

Além disso, foi preparado um quadro expositor muito bem confeccionado, contendo exemplares (porções) de diversos tipos de tóxico (maconha, cocaína, porronca, crack, êxtase e outros) assim como da instrumentação normalmente usada para seu consumo (maricas, seringas, etc).

Segundo Dr. Irineu, este (conscientização) é o caminho que a Polícia Civil entende que ao lado do combate vigoroso, e firme repressão poderá trazer melhores resultados nesta luta contra o tóxico. “Precisamos agir na base, com esta criançada. Precisamos esclarecê-los sobre todos os perigos, pois, são eles o principal alvo do inimigo”.

A diretora Maria das Dores Oliveira Miranda, que acompanhou ativamente toda a palestra, relatou durante a mesma, em rápidas intervenções, alguns casos de indisciplina e outros problemas surgidos no âmbito da comunidade escolar onde, claramente, se percebeu o envolvimento de menores (alunos ou vizinhos) envolvidos com o problema.

Concluída a palestra, a diretora convidou o Delegado para numa próxima oportunidade, proferir em horário noturno, uma nova palestra, esta destinada ao público composto por pais ou responsáveis pelos alunos que, certamente, também muito se beneficiarão com tais esclarecimentos.

COMPATILHAR: