Muita coisa aconteceu no Atlético desde o recesso do futebol brasileiro para a disputa da Copa do Mundo, mas nada referente às contratações prometidas pela diretoria. O Galo já está de volta de sua excursão à China, os atletas ganharam folga de cinco dias antes de embarcarem para a Argentina, onde se prepararam para o primeiro jogo da Recopa, dia 16 de julho, contra o Lanús. Já se passaram 31 dias desde a paralisação do Campeonato Brasileiro e alguns clubes do país obtiveram êxito em boas contratações. Entretanto, os reforços almejados pelos atleticanos ainda não foram anunciados e não têm data para chegar.
A expectativa da cúpula alvinegra era confirmar novos nomes para o elenco antes da viagem para a Ásia. Porém, até o momento, apenas o meia-atacante Maicosuel foi confirmado. E um dos possíveis reforços do alvinegro para a sequência da temporada está cada vez mais distante.
Em entrevista à rádio Band News FM, o empresário Jorge Machado, que cuida dos interesses do volante Fernando, do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, informou que as negociações se estagnaram. ?O presidente me ligou. A gente está se falando, mas não tem novidade. O Fernando está na pré-temporada, mas infelizmente não andou nada (a negociação)?, declarou Machado.
O empresário ressaltou ainda que, apesar de o jogador ter manifestado o desejo de deixar o Shakhart, eles não pretendem facilitar a sua saída. ?Eles estão cumprindo com tudo. Mesmo com os problemas (na Ucrânia), não tem nada que possamos fazer?, completou.
Os outros reforços que chegaram a ser especulados no Galo já acertaram com outros clubes, como o atacante Ángel Romero e o meia Lodeiro, que fecharam com o Corinthians, e o atacante Giuliano, que se transferiu para o Grêmio.
O Atlético também estaria interessado no atacante Wellington Nem, que também atua no Shakhtar, porém terá que enfrentar a concorrência do Fluminense, que deseja repatriar o jogador. O atacante foi vendido pelo tricolor para os ucranianos em 2013.
Cruzeiro: mais enxuto e mais qualificado
Já o Cruzeiro parece estar com a equipe definida para a volta do Brasileirão, embora tenha perdido alguns atletas, pode-se dizer que o plantel celeste ficou mais encorpado.
Com a oficialização das transferências de Wallace e Luan, o Cruzeiro chegou a cinco perdas desde a pausa do Brasileirão e reduziu o elenco para 30 jogadores, contando com as chegadas de Manoel, Marquinhos e Neilton.
Os jogadores que deixaram o clube vinham tendo poucas oportunidades com o técnico Marcelo Oliveira.
Nenhum deles estava cotado para assumir a titularidade. Já os reforços chegam com boa expectativa da torcida, da diretoria e da comissão técnica, que devem utilizá-los com maior frequência.
Com a chegada de Manoel, o panorama promete ser diferente. Eleito melhor zagueiro do último Brasileirão, ele chegou com a expectativa de brigar pela titularidade com Dedé e Bruno Rodrigo. Também deverá acirrar a briga no setor com Leo, que tinha a condição de reserva imediato.
Marquinhos e Neilton dificilmente brigarão pela titularidade no Cruzeiro neste primeiro momento, mas devem dar mais opções para o técnico Marcelo Oliveira de substituição na segunda etapa, diferentemente de Luan, Elber e Martinuccio que entravam com pouca frequência.
O treinador já tem aproveitado a intertemporada para observar os jogadores. Aproveitando das ausências de Bruno Rodrigo e Dedé, Manoel foi titular nos três primeiros amistosos. Marquinhos foi titular no primeiro e entrou nos dois últimos. Apenas o jovem Neilton participou somente da primeira partida.

COMPATILHAR: