Duas obras que irão solucionar o problema da falta de água em Formiga foram apresentadas e debatidas com a comunidade durante uma reunião realizada na quarta-feira (13), no plenário da Câmara Municipal. Uma das obras é a construção de uma adutora no bairro Alvorada, com um reservatório de 500 mil litros. Esta obra já foi iniciada.
A outra obra é uma adutora para transportar água bruta desde a barragem de captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Saae, com capacidade para 200 mil litros. A construção da adutora no Alvorada deve demorar cerca de nove meses e, até o final do ano, deve ser iniciada a outra obra.
O objetivo da reunião foi apresentar cada obra, os incômodos que provocarão, os benefícios, as responsabilidades da comunidade formiguense em relação à água e o projeto de educação permanente que será executado. Como enfatizou o diretor, ?o progresso não se faz sem alguns empecilhos, por isso, a comunidade em geral terá que ter paciência?.
O diretor do Saae, Paulo Quintiliano, salientou que a adutora do Alvorada beneficiará também os bairros Nossa Senhora de Lourdes, Novo Santo Antônio, Vargem Grande e adjacências. Já a outra adutora beneficiará a cidade toda, porém a verba saiu primeiro para a adutora do Alvorada, por isso começou por ela.
Paulo Quintiliano informou que o projeto da nova barragem do Saae deve ficar pronto este ano e, se a Prefeitura não der conta de arcar com os custos, vão correr atrás de verba, pois a barragem tem que estar pronta este ano, antes das chuvas.
O vereador Gonçalo Faria aproveitou a oportunidade e parabenizou a iniciativa de apresentar à população o que será feito e questionou se haveria riscos de outros bairros perderem volume de água com a nova adutora do Alvorada. Paulo Quintiliano ressaltou que não haverá riscos, porque a água que vai abastecer a nova adutora é a que antes era distribuída na região do Cristo, que hoje tem um reservatório próprio.
Um questionamento feito foi sobre os poços artesianos na região do bairro Alvorada que, conforme Paulo Quintiliano, deverão ser desativados com a conclusão da adutora, para reduzir custos.

Quadro
Educação em saúde
A administração municipal irá promover uma campanha educativa para sensibilizar a população sobre a importância do uso consciente da água, o que será feito inicialmente por meio de entidades como associações de bairro, escolas municipais e estaduais, Fórum de Conselhos Municipais de Políticas Públicas, Acif e CDL, Rotary, Lions, lojas maçônicas, igrejas, equipes de Programa de Saúde da Família (PSF) e autoridades municipais.
A chefe do setor de Vigilância Sanitária, Fernanda Pinheiro Lima, apresentou durante a reunião como será elaborado o projeto, que terá o envolvimento de funcionários de várias secretarias e da comunidade, formando uma equipe multidisciplinar. Além disso, comentou sobre as doenças relacionadas à água e sobre o controle da qualidade da água em Formiga.
Fernanda Lima ressaltou que é preciso conscientizar a população para o uso racional da água e destacou a importância de a própria comunidade ajudar na fiscalização.

COMPATILHAR: