A ?Oficina para Alinhamento Conceitual, Capacitação e Organização do Plano de Enfrentamento à Dengue em Minas Gerais ? 2010″ ocorrerá em Formiga nesta sexta-feira (12). O evento será das 9h às 17h, no auditório do Centro Municipal de Apoio à Aprendizagem (Cemap), no bairro Sagrado Coração de Jesus. A tutora da oficina será a médica infectologista do hospital Eduardo Menezes, Adriana Carla Magalhães.
Para as atividades, foram convidados enfermeiros e médicos da rede privada e pública e coordenadores de vigilância epidemiológica das cidades pertencentes à microrregional (Formiga, Córrego Danta, Pains, Córrego Fundo, Bambuí, Tapiraí, Medeiros, Pimenta e Iguatama). Também foram convidados profissionais dos municípios de Arcos, Candeias e Campo Belo, que não fazem parte da área de abrangência dessa microrregião, mas participam do Cinturão Regional de Combate à Dengue.
A oficina tem como objetivos principais capacitar os profissionais para o manejo clínico dos pacientes, preparar os gestores para enfrentar uma epidemia, compreender os dados epidemiológicos referentes à dengue em Minas Gerais e compreender as linhas estratégicas adotadas pelo Estado em 2009 para o enfrentamento da doença.
Na oportunidade, serão realizados estudos de casos e atividades com o intuito de fornecer subsídios para que os profissionais reconheçam os pontos mais vulneráveis na estruturação das redes de atenção à saúde, manejo clínico adequado dos usuários com suspeita de dengue e as intervenções mais assertivas para evolução favorável do usuário.
Plano de enfrentamento
O plano de enfrentamento da dengue foi lançado no dia 19 de fevereiro pelo vice-governador Antonio Anastasia. De acordo com o plano, vão ser implantadas ações voltadas à prevenção nos 853 municípios mineiros, em três eixos de ação: vigilância, assistência e comunicação.
De acordo com o governo do Estado, o objetivo do plano é assessorar os municípios no desenvolvimento de ações de comunicação social, vigilância e assistência à saúde, com vistas à diminuição da morbimortalidade relacionada à epidemia de dengue em Minas Gerais.
As ações citadas serão descritas nos planos municipais de enfrentamento da dengue, que devem conter:
? as responsabilidades dos pontos de atenção à saúde;
? a organização do fluxo de atendimento e de encaminhamento entre os níveis de atenção;
? informações detalhadas sobre as características dos pontos de atenção e das pactuações.
Ainda segundo o governo estadual, este documento visa a orientar, organizar, qualificar, facilitar, agilizar e uniformizar as ações necessárias às respostas de controle e combate às ocorrências anormais.

COMPATILHAR: