Alunos da Escola Estadual Quinto Alves Tolentino em Cláudio, região Centro-Oeste do estado, tiverem uma surpresa na tarde desta terça-feira (4). Uma jaguatirica entrou na escola que fica na região central da cidade. Segundo o cabo Marcelino da Silva, o animal é do tamanho de um gato adulto e não apresentava riscos. ?É um filhote ainda, não apresenta risco nenhum, mas de qualquer forma é uma surpresa?, disse.
Mesmo não apresentando riscos a vice-diretora da escola, Loudes Maria Gonçaves Amorim Prado disse ter se surpreendido com o animal. Foi muito rápido, mas vimos um filhotinho que é bem pequeno e aí chamamos a polícia e eles logo chegaram e capturaram a jaguatirica. Só os alunos que faziam educação física viram e ficaram ansiosos, mas foi coisa rápida. Chegamos a pensar que a mãe viria atrás, mas deu tudo certo e a polícia pegou ela com uma rede, contou.
Segundo a Polícia Militar, o animal estava na horta da escola, os militares monitoraram o Bairro, e ela foi capturada em cima de uma árvore próximo à escola. De acordo com o sargento da Polícia Militar, Valdir Araújo Silva, a captura do animal foi feita com uma tarrafa. ?Querendo ou não é um animal silvestre, então nos protegemos com luvas e usamos tarrafas para capturar a jaguatirica, pois há riscos que são vistos por dois lados. Afinal, a sociedade também poderia ter machucado essa jaguatirica, ou ela poderia ter sido agressiva a ponto de ferir alguém?, disse.
Ainda segundo o sargento, existe a possibilidade de que o animal estava sendo mantido em cativeiro. ?Tudo leva a acreditar que ela estava em cativeiro. Uma moradora disse em depoimento ter ouvido algumas vezes um miado semelhante de um gato e ela foi vista na escola e depois retornou para o mesmo local, no mesmo bairro?, contou.
Destino do animal
A Polícia Ambiental de Divinópolis, no Centro-Oeste, que atende a cidade de Cláudio, foi acionada, mas ainda não foram até a cidade. Em consulta, o órgão informou que uma avaliação será feita para decidir o destino da jaguatirica.
?Vamos fazer uma avaliação e ver se ela será solta em uma mata preservada na cidade que é a mata do Cedro, o local é adequado pois é uma reserva florestal. Caso ela não tenha condições de sobreviver sozinha ela será encaminhada para Ibama de Belo Horizonte?, explicou o comandante de equipe da Polícia Ambiental, Rogério Diniz Teixeira.

COMPATILHAR: