A 13ª Companhia Independente da Polícia Militar, Sest/Senat, DER, Tiro de Guerra 04-030 e o Corpo de Bombeiros realizam durante toda a semana eventos alusivos à Semana Nacional de Trânsito.
No sábado (21), foi realizada uma blitz educativa na praça Ferreira Pires. Os militares faziam a abordagem aos motoristas, identificação e fiscalização de veículos, condutores e passageiros, orientando-os e advertindo-os quando era constatada qualquer tipo de irregularidade durante as fiscalizações.
Os funcionários do Sest/Senat e do DER realizavam a distribuição de panfletos alusivos à Campanha Nacional de Trânsito e também as dicas da PM. Funcionários de uma oficina mecânica também foi parceira durante a operação blitz. Eles fizeram o check-up na parte elétrica dos veículos e em alguns casos de simples troca de lâmpadas. Essa troca foi realizada gratuitamente sem ônus para os proprietários dos veículos.
O objetivo da blitz foi conscientizar, orientar, educar e manter o condutor do veículo bem informado das condições do trânsito, além de orientações a respeito de documentos e equipamentos de segurança de uso obrigatório.
Durante a operação, foram abordados 85 veículos, entre carros, caminhonetes e motocicletas, aproximadamente 125 pessoas, entre condutores, passageiros e pedestres. Os motociclistas foram orientados quanto à utilização correta do capacete de segurança. Os demais condutores foram orientados sobre a questão do uso do cinto de segurança, uso correto de equipamentos obrigatórios e a documentação do veículo. Já os pedestres, foram orientados também quanto ao uso correto da via como sendo a parte envolvida no trânsito diário menos protegida de acidentes e demais imprevistos.
Após a realização da blitz, toda equipe envolvida nas atividades das comemorações da Semana Nacional de Trânsito de 2.013, deslocaram-se para a praça Getúlio Vargas, onde foi realizada o teatro de uma simulação de um acidente de trânsito envolvendo um veículo automotor de 4 rodas. A viatura do resgate do grupamento do Corpo de Bombeiros apresentou ao público todos os procedimentos tomados diariamente em situações semelhantes e o modo correto de prestar os primeiros socorros.
Também durante a simulação, os funcionários do DER e do Sest/Senat distribuíam panfletos e materiais diversos ao público presente no local orientando-os e informando-os quanto ao uso seguro do veículo e da via pública.

IMPRIMIR