A Receita Estadual de Minas Gerais realizou uma operação para combater um esquema de sonegação fiscal e impedir a prática de concorrência desleal, promovida em função da fraude, em Nova Serrana na manhã desta quarta-feira (3).

De acordo com a Receita, os nomes das fábricas vistoriadas serão mantidos em sigilo e que a investigação continuará a ocorrer.

De acordo com o portal G1, a assessoria de comunicação da Receita afirmou que foram cumpridas buscas administrativas em três empresas da cidade. Ninguém foi preso.

Denominada de Operação “Desequilíbrio”, a ação é realizada com apoio da Polícia Militar e foi desencadeada com o objetivo de buscar e apreender dados em computadores das empresas.

Segundo a Receita, auditores fiscais constataram a incompatibilidade entre o volume de entrada de matérias-primas e a produção de calçados registrada oficialmente pelos três estabelecimentos. Conforme a assessoria do órgão, esta diferença é uma das formas utilizadas pela fiscalização para identificar indícios de irregularidade.

O órgão afirmou que a possibilidade das matérias-primas serem estocadas nos locais foi descartada e que os fiscais comprovaram a inconsistência no volume de saída das mercadorias.

O material apreendido será encaminhado para análise para subsidiar uma instrução de ação penal por crimes contra a ordem tributária. Ainda segundo a Receita, os dados também servirão para o órgão quantificar, em números, a sonegação realizada até o momento.

A operação  foi realizada por 20 servidores da Receita Estadual e seis militares, informou a assessoria.

 

 

 

Fonte: G1||

COMPATILHAR: