No final de semana, a Polícia Civil deflagrou a operação Carga Pesada, que resultou na recuperação de uma carga avaliada em cerca de R$ 432 mil e na prisão de três pessoas, na cidade de Lagoa Grande, no Alto Paranaíba.

A ação teve como objetivo o combate ao crime patrimonial, sobretudo de maquinário agrícola, ocorrido nas imediações de Patos de Minas, Presidente Olegário e Lagoa Grande.

Durante a ação, ainda foram apreendidos seis perfuradores de solo movidos a trator, uma pá agrícola modulada, dois guinchos e conjunto dianteiro, uma máquina de fabricar blocos, um pulverizador, três ensiladeiras e uma roçadeira.

Operação policial

A operação foi desencadeada após a denúncia de que maquinário de origem duvidosa estaria em propriedades rurais da região. No sábado (14), equipes da PCMG foram até uma das propriedades indicadas, sob a responsabilidade de dois irmãos, de 35 e 38 anos, em Lagoa Grande. No local, os policiais encontraram, na área externa, maquinário identificado como pertencente à carga que havia sido furtada de uma transportadora.

Em seguida, os policiais civis localizaram os irmãos, os quais foram presos em flagrante. Eles são conhecidos no meio policial por envolvimento em crimes patrimoniais. Durante declarações, o irmão de 38 anos confirmou ser responsável pelos equipamentos, alegando ter adquirido de terceiros, e que pretendia revender o maquinário. Já o outro suspeito, de 35, alegou estar apenas auxiliando o irmão a vender os equipamentos para outras pessoas.

Continuando os levantamentos, tendo em vista que o material apreendido era apenas parte da carga identificada como furtada, os policiais civis obtiveram a informação de que os irmãos teriam retirado alguns itens e os levado para a fazenda de um conhecido, nas proximidades. Com isso, a equipe da PCMG se deslocou até o local e, acompanhada pelo proprietário da fazenda, de 45 anos, foram localizados, debaixo de uma árvore na área externa, vários itens de implementos utilizados em tratores.

No entanto, a carga furtada ainda não estava completa. Indagado, o investigado de 38 anos indicou ter vendido parte do maquinário para um indivíduo que mora em Vazante. A informação foi então repassada para policiais civis daquela cidade, tendo uma equipe ido até a propriedade rural, nesta segunda-feira (16/08), e confirmando que as máquinas estavam no local.

O proprietário admitiu ter adquirido o material do investigado de 38 anos, preso em Lagoa Grande, e que não tinha conhecimento da procedência ilícita do equipamento, ratificando a versão apresentada pelo investigado de 38 anos.

Os dois irmãos foram encaminhados ao sistema prisional, enquanto o investigado de 45 anos foi liberado após o pagamento de fiança.

Crime

A carga pertence a uma empresa que teria contratado o transporte de frete entre a sede, localizada em Matão, São Paulo, até o estado de Rondônia. A viagem iniciou no dia 5 de agosto.

O motorista responsável pelo transporte teria modificado a rota e passado em Patos de Minas, quando não teve mais contato com a empresa dona do maquinário e também não entregou os bens na data prevista. Ao detectar a existência do crime, a empresa vítima registrou ocorrência na Polícia Civil do Estado de São Paulo.

Os objetos apreendidos durante a operação foram reconhecidos pela vítima e, após procedimentos, restituídos para o representante legal da empresa.

A investigação continua a fim de apurar o envolvimento dos indivíduos conduzidos em outros crimes, bem como para esclarecer as circunstâncias referentes ao furto do maquinário.

A operação, que contou com a participação de 11 policiais civis, foi coordenada pelos delegados Vinícius Volf Vaz, de Presidente Olegário; Érico Rodovalho, de Patos de Minas; e André Luiz, de Vazante.

COMPATILHAR: