A Polícia Civil realizou, na terça-feira (16), a segunda etapa da operação Dólos, resultado de investigações que apuraram um esquema de facilitação para a aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Três Corações, no Sul de Minas.

Na ocasião, foram cumpridos mandados de prisão preventiva expedidos contra três pessoas da mesma família, entre proprietários e instrutores de uma autoescola da cidade. Na primeira fase da operação, dez pessoas foram presas.

De acordo com o chefe do 6º Departamento de Polícia Civil em Lavras, delegado-geral Pedro Paulo Marques, os suspeitos irão responder pelos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, inserção de dados falsos no sistema público e corrupção passiva. Além das prisões, foram decretadas medidas cautelares prevendo a proibição do exercício de atividades relacionadas com procedimentos para obtenção de CNH ou mesmo o comparecimento dos investigados em locais de exames práticos e teóricos.

Esquema criminoso

Conforme apurado pela PCMG, o esquema teria atraído candidatos de diversas localidades do Sul do estado, os quais utilizavam endereços falsos para a transferência do prontuário para Três Corações. Investigações ainda apontam a liberação indiscriminada de candidatos das aulas presenciais, sem utilização de biometria, além de pagamento de valores a terceiros com a promessa de facilitação para a obtenção da CNH.

“Hoje se encerra uma parte da investigação. O Núcleo Correcional do 6º Departamento continua apurando o possível envolvimento de funcionários públicos, policiais ou não, nessa empreitada criminosa”, informou Pedro Paulo Marques.

As ações policiais foram coordenadas pelo 6º Departamento de Polícia Civil em Lavras, pelo Núcleo Correcional da PCMG e pela Delegacia Regional de Polícia Civil em Três Corações.

Fonte: Polícia Civil

COMPATILHAR: