Redação Últimas Notícias

Vinte e seis pessoas foram presas e um menor apreendido durante a “Operação Intramuros” desencadeada em Arcos e região e nas cidades de Patrocínio e Três Corações.

A operação teve início na manhã desta terça-feira (17) em ação conjunta entre Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal.

A “Intramuros” foi desencadeada com o intuito de desmantelar um núcleo da organização criminosa PCC que atuava na região.

A ação teve início às 6h e foram cumpridos 25 mandados de prisão, sendo 12 de prisões preventivas e 13 de prisões temporárias. Além disso, foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão em Arcos, Moema e Três Corações, no Sul de Minas.

Além das prisões foram apreendidos 23 celulares; diversos documentos bancários e pessoais, sendo um RG falso; três cartões bancários; um caderno de anotações; R$ 1.288,85; um tablete de maconha, além de três porções, quatro buchas e um cigarro da droga; cinco pedras de crack; uma espingarda de pressão e um revólver calibre 32; quatro munições calibre 38; um notebook; uma máquina de cartão; quatro rádios comunicadores; e duas balanças de precisão.

“Vários alvos, mesmo presos, vinham coordenando o tráfico de drogas na cidade de Arcos e região, organizando a compra de drogas em grande quantidade e a sua venda em pequenas porções, valendo-se de traficantes locais para executarem as suas ordens”, informou a PM.

A ação contou com a atuação de 80 policiais militares, 35 policiais civis, 15 policiais penais, 34 viaturas, uma aeronave, um cão farejador, além dos dois promotores de justiça da Comarca de Arcos.

A operação

De acordo com a PM, as investigações tiveram início em julho de 2019 e foram conduzidas de forma sigilosa. Os alvos da operação são suspeitos da prática de crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, porte de armas, lavagem de capitais, inserção clandestina de aparelhos celulares em estabelecimento prisional e outros crimes.

“Durante os nove meses foram apreendidas cinco armas de fogo, mais de 20 quilos de drogas e grande quantidade de dinheiro. Tais apreensões – com a retirada das armas da mão de criminosos – fez com que a polícia evitasse, na prática, vários crimes violentos, inclusive de homicídio, numa atuação preventiva constante”, declarou a Polícia.

Dentre os alvos da prisão estão indivíduos apontados como líderes locais da organização criminosa, inclusive investigados que já estavam presos pela prática de outros crimes, mas que continuavam comandando o tráfico de drogas por meio de celulares inseridos criminosamente no interior de estabelecimentos prisionais.

A Força-Tarefa realizou ações em Penitenciárias de Três Corações e Patrocínio. A ação foi realizada pela Polícia Penal que cumpriu os mandados de busca e apreensão para a localização dos celulares. Conforme a PM, os líderes locais da quadrilha já foram identificados e serão transferidos para outras Penitenciárias.

 Por meio da decisão que autorizou a deflagração da Operação “Intramuros”, a juíza da 1ª Vara da Comarca de Arcos ainda deferiu o sequestro de bens dos investigados, incluindo a indisponibilidade de todos os valores depositados em contas bancárias de 13 investigados, além do bloqueio de dez contas bancárias registradas em nome de “laranjas” para a movimentação de dinheiro oriundo do tráfico de drogas.

 Segundo a PM, as investigações serão concluídas pela Força-Tarefa no prazo de 30 dias.

COMPATILHAR: