O capítulo ?Areias Brancas? da Ordem DeMolay, núcleo da instituição em Formiga, venceu o concurso ?Capítulo Padrão? durante o XVI Congresso Estadual de Minas Gerais realizado nos dias 17 e 18 de novembro em Pouso Alegre. Com o prêmio, a Ordem DeMolay de Formiga foi considerada a melhor do estado em organização nas suas atividades, além de vários dos seus membros terem sido reconhecidos individualmente.
Durante o ano, todos os capítulos do Estado são envolvidos em um concurso que avalia questões como competência administrativa, atividades filantrópicas, divulgação e representação da Ordem na sociedade. Todos os itens são pontuados e, ao final, o capítulo Areias Brancas foi considerado o Capítulo Padrão de Minas Gerais, sendo referência para toda a instituição. Durante o anúncio, vários jovens formiguenses receberam o diploma e o troféu do título, além de prêmios.
De acordo com o jovem Luan Leal, de 16 anos, Mestre Conselheiro do capítulo, como é chamado o líder do grupo, vencer o concurso exigiu um ano de muito trabalho. ?Desde janeiro estamos nos organizando para cumprir todos os indicadores no prazo correto, além de manter nossos trabalhos em um nível elevado. O trabalho foi grande, mas valeu a pena?, explicou Luan Leal.
Individualmente, diversos membros do capítulo também foram premiados. O jovem Pedro Monteiro, de 18 anos, foi eleito para o cargo de Mestre Conselheiro Estadual Adjunto, que equivale à posição de vice- presidente entre os jovens DeMolays de Minas. ?A Ordem tem líderes adultos, que são maçons, e líderes jovens, que são os DeMolays?, explica Pedro. ?Fui eleito para o segundo maior cargo entre nós, jovens, e parte de minha função será viajar e visitar os 83 capítulos de Minas durante este ano?.
O jovem AironGischewski de apenas 14 anos, venceu o Torneio Frank Marshall de Ritual, que avalia o conhecimento dos jovens sobre a ritualística DeMolay. Ele concorreu com membros mais velhos e alcançou a melhor avaliação.
O Capítulo Areias Brancas também foi premiado por ter sido o que mais arrecadou alimentos não perecíveis em Minas Gerais na campanha Arrastão da Solidariedade, num total de 2,076 toneladas. No mês de março, a campanha envolveu todos os capítulos do Brasil para que, em um único dia, arrecadassem alimentos em suas cidades. Com a campanha, a instituição arrecadou mais de 20 toneladas em todo o país.
A Ordem DeMolay de Formiga também foi destaque no concurso de desenhos da Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda. Enquanto os DeMolaystem entre 12 e 21 anos de idade, a Ordem dos Escudeiros, organização filiada à Ordem DeMolay, é voltada para garotos entre 7 e 11 anos, que se preparam para serem iniciados como DeMolays. O jovem Dylan Gischewski de 10 anos ficou em segundo lugar no concurso que tinha como tema ?O que eu quero ser quando crescer? fazendo seu desenho de um advogado.
De acordo com o maçom Rafael Xavier de Faria, presidente do Conselho Consultivo que acompanha o trabalho do capítulo, a atividade da Ordem em Formiga é destaque há muitos anos. ?Nós buscamos sempre incentivar os DeMolays a alçarem seus melhores resultados em qualquer área de atividade. No ano passado ficamos classificados na categoria ouro, mas perdemos o primeiro lugar no desempate, que leva em conta o número de DeMolays regulares do Capítulo. Este ano, fomos o único Capítulo a cumprir todos os indicadores com pontuação máxima?, destacou.
Rafael Xavier também foi reconhecido durante o Congresso. Ele que atuou em 2009 como Grande Mestre Estadual da Ordem, maçom que preside as atividades da organização em âmbito estadual, recebeu a Legião de Honra, a maior honraria da Ordem DeMolay. Existem apenas trêsDeMolays em Minas Gerais com esta honraria e menos de 30 no Brasil todo.

COMPATILHAR: