A prática de exercícios físicos realizados de forma regular é importante não só para a manutenção de um corpo belo, mas também para o bem-estar geral e, principalmente, para a saúde. O aumento de pessoas que procuram realizar exercícios físicos pode ser verificado pelo número de academias, que hoje chega a quase mil estabelecimentos só em Belo Horizonte.
Os praticantes de corrida de rua também cresceram. Exemplo disso é a participação na Volta Internacional da Lagoa da Pampulha, que, em 1999, teve 2.500 inscrições e, em 2009, o número subiu para 12,5 mil.
Pesquisas científicas recentes sobre atividades físicas em academias de Belo Horizonte mostraram que 58% dos entrevistados relataram percepção de lesões e que 48% acreditam que estavam relacionadas a essas atividades.
Fazer atividade física é de fundamental importância, mas o ideal é que ainda antes de se começar essa atividade regular os iniciantes ou sedentários busquem uma boa avaliação fisioterapêutica e física. Outro estudo realizado com corredores de rua na cidade de Curitiba observou a prevalência de 30% de lesões em homens e 24% em mulheres.
Ansiosos e apressados em obter resultados estéticos em um curto intervalo de tempo, os adolescentes e jovens acabam praticando exercícios físicos de maneira desordenada. Algumas academias se esquecem de dar à devida atenção a seus frequentadores. O risco é muito grande, pois a pressa e a falta de atenção podem ocasionar um aumento na incidência de lesões.
O sedentário pode apresentar uma combinação de fatores, como desvios posturais, biomecânica inadequada e desequilíbrios musculares específicos, que variam de indivíduo para indivíduo. Tudo isso somado à prática regular de atividades físicas não orientadas, tanto em sedentários como em atletas experientes, pode levar a uma série de problemas, como a acentuação de problemas de postura, até terminar em problemas crônicos.
Músculos fortes nem sempre são sinônimos de saúde. São precisos equilíbrio corporal e harmonia muscular para executar tarefas do dia a dia, ligadas ao trabalho e aos esportes.
O fisioterapeuta é o profissional responsável por realizar avaliações de postura, de flexibilidade, de movimentos com finalidade preventiva ou para reabilitação do indivíduo que ingressará ou retornará a uma atividade física regular.
Já o professor de educação física é responsável pela avaliação física, prescrição de atividades e dosagem do treinamento. Deve estar próximo de seu cliente, orientando-o quanto à carga a ser elevada, quanto à periodização do treino e, principalmente, ensinando a maneira correta de executar os movimentos.
Uma equipe interdisciplinar deve ser formada por esses profissionais ligados ao movimento e também por médicos, que avaliam o risco cardíaco, além de nutricionistas, que orientam para uma boa dieta, de acordo com as necessidades e objetivos de cada indivíduo.

COMPATILHAR: