Ouro Preto será palco, neste final de semana, da 11ª edição do Mimo, o maior festival gratuito de música instrumental do país. O evento que ocorrerá entre esta sexta-feira (29) a domingo (31), será realizado em vários pontos da cidade como Cine Teatro Vila Rica, Praça Tiradentes e Igreja Basílica do Pilar.

Além de Ouro Preto, o festival será realizado em Olinda/ PE, de 4 a 7 de setembro, Paraty/RJ de 10 a 12 de outubro e, pela primeira vez, em Tiradentes de 17 a 19 de outubro, que passa a integrar o circuito.

Apostando na diversidade de ritmos e culturas do mundo ? da música clássica ao jazz, passando pela world music e tudo de mais representativo que existe na cena contemporânea ?, o festival reúne nomes de mais de dez países, como Mali, França, Jamaica, Escócia, Índia, Estados Unidos, Brasil, entre outros.

Além dos nomes internacionais, o Mimo recebe grandes bambas brasileiros, como o cantor e compositor Jorge Mautner, que fará um show com a Banda Tono, com a participação do cantor e percussionista Otto, em Olinda. O pianista João Donato vai aterrissar em Tiradentes para apresentar o projeto Donato Elétrico, com membros do grupo Bixiga 70. Diogo Nogueira e Hamilton de Holanda, inspirados nos afro-sambas de Baden Powell e Vinicius de Moraes, se uniram com o objetivo de pensar sobre clássicos brasileiros e apresentarão o resultado desse trabalho na abertura do Mimo Paraty. Na abertura do Mimo Ouro Preto, o mineiro Toninho Horta fará exclusivo concerto acústico ao lado da Orquestra Fantasma.
?Nosso objetivo é pluralidade e qualidade. Procuramos sempre trazer os melhores nomes da música instrumental do mundo para se apresentar no país de forma gratuita e, assim, realizar um trabalho de fomento e formação de platéia. Temos o prazer de receber em nossa 11ª edição nomes brilhantes de diferentes países e muitos estilos?, comemora a diretora artística do evento, Lu Araújo.

Programação Ouro Preto

Sexta-feira (29)
20h ? Basílica do Pilar – Toninho Horta & Orquestra Fantasma (Brasil)
22h30 ? Praça Tiradentes – Chick Correa & The Vigil (EUA)
Sábado (30)
18h ? Igreja do Rosário ? Nina Simone por Sonia Wieder-Atherton, Burno Fontaine & Laurent Kraif (França)
20h ? Igreja São Francisco de Assis ? CHAARTS (Suíça)
22h ? Praça Tiradentes ? Winston McAnuff & Fixi (Jamaica/França)
00h ? Praça Tiradentes ? Bassekou Kouyate & Ngoni Ba (Mali)
Domingo (31)
15h ? Praça Tiradentes ? Vencedor do Prêmio MIMO Instrumental
16h30 ? Praça Tiradentes ? Trilok Gurtu Band (Índia)
20h ? Igreja do Carmo ? Marco Pereira & Toninho Ferragutti (Brasil)

Imprimir
Comentários