O outono chegou, e com ele, pode-se esperar os dias típicos que se caracterizam por temperaturas mais quentes pela manhã e mais frias no final do dia. A estação teve início oficialmente às 02h14 de terça (20), e termina às 20h09 do dia 20 de junho.
A passagem de frentes frias que no verão causavam pancadas fortes de chuva, começa a provocar quedas de temperatura semelhantes às típicas de inverno, principalmente à noite.
Outra característica importante é que no decorrer da estação a atmosfera torna-se gradativamente mais seca, podendo atingir valores abaixo de 30% em alguns dias. Ocorrem também mudanças relativamente rápidas nas condições de tempo com uma maior probabilidade de ocorrência de nevoeiros e geadas nas regiões serranas do estado.
Segundo o meteorologista Arthur Chaves, da Companhia Energética de Minas Gerais ? Cemig, outro fenômeno possível é a formação de inversão térmica que ocorre quando a temperatura da atmosfera na superfície é menor do que nos níveis acima, fazendo com que os poluentes não se dissipem rapidamente e, consequentemente, piorando a qualidade do ar nas cidades (ocorre com maior frequência no final de maio e em junho).
Neste ano, em Minas Gerais, o outono deverá apresentar temperaturas médias ligeiramente abaixo da média no Sul, principalmente na divisa com o estado de São Paulo, com as primeiras friagens ocorrendo já na última quinzena de maio. Já no Norte e Noroeste, as temperaturas médias ficarão acima do esperado, enquanto que nas demais regiões ficarão dentro da média. Entretanto, isto não exclui a possibilidade de que alguns dias apresentem valores acima ou abaixo dos esperados.
Com relação à chuva, são esperados valores abaixo e por vezes ligeiramente acima da média na Região Norte do Estado no mês de abril, permanecendo abaixo em maio e dentro da média nas demais regiões.
Finalmente, em junho, a tendência é de que as chuvas fiquem dentro da média. Lembrando que as chuvas nesta estação apresentam valores bem abaixo do verão.

COMPATILHAR: