O outono já começou. Hoje às 8h44 teve início a nova estação. Entretanto, quem espera mudanças no tempo vai ficar decepcionado. ?A nova estação deve começar do jeito que verão terminou. A mudança será meramente astronômica?, diz o meteorologista Olivio Bahia, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Cptec/Inpe).
Ou seja, os próximos dias dificilmente apresentarão tempo típico de outono. Em vez disso, deve haver ?calor e bastante umidade em todo o país, favorecendo, inclusive, pancadas de chuva?, segundo o meteorologista.
E as chuvas devem continuar ocorrendo principalmente no período da tarde, sobretudo em áreas do Norte, Centro-Oeste e algumas partes da Região Sudeste.
?As mudanças devem ocorrer no final de abril, quando será possível sentir o clima do outono?, diz Bahia. ?O ar deverá ficar um pouco mais frio, talvez com mais chuva no Norte e no Nordeste do Brasil?.
Nos próximos meses as noites também devem ficar mais longas, segundo o meteorologista. ?Vai começar a escurecer mais cedo, amanhecer mais tarde, e as madrugadas serão mais frias, o que pode acarretar manhãs com temperatura menor também?.
Quanto à umidade, Bahia explica que deve haver queda, principalmente mais próximo do inverno. ?Entretanto, não estamos apostando em seca mais significativa?, afirma.

COMPATILHAR: