Na sexta-feira passada (4), o Google comemorou o aniversário de 30 anos do Pac-Man, o famoso ?Come-Come?, com um logo jogável. O tempo gasto no joguinho pelos usuários e todo o período em que eles comentaram a inovação com amigos, principalmente por meio de redes sociais, causou um desperdício de 4.819.352 de horas. Isso mesmo, mais de 4,8 milhões de horas. A conclusão é da empresa americana Rescue Time, consultoria que analisa a produtividade em empresas.
A pesquisa não considerou todos os países em que o Google está presente e utilizou como média uma base de 11 mil usuários. Normalmente, segundo a empresa, os usuários gastam em torno de 33,6 mil horas diariamente no site de buscas.
E se tempo é dinheiro, a pesquisa apontou outro dado importante. De acordo com informações divulgadas no blog Rescue Time, foram jogados fora mais de US$ 120 milhões com o joguinho, equivalente a mais de R$ 225 milhões. Este valor poderia ser usado para contratar, em média, 19.835 funcionários do Google.
Para a consultoria, o ?desperdício? de produtividade só não foi maior por um motivo simples: nem todo mundo percebeu que era possível jogar. O jogo funcionava da seguinte maneira: o usuário acessava o Google como de costume. Em poucos segundos, o logo apresentava a mensagem ?Ready? (pronto?), e os personagens começavam a se movimentar sozinhos. Com o auxílio das setas do teclado, era possível jogar. A partir da página de resultados da pesquisa, o logo não estava mais presente.
Pac-Man no Google causou ?desperdício? de mais de 4,8 mi de horas no mundo
Pesquisa de consultoria americana feita com uma base de 11 mil usuários do site mostrou que, em valores financeiros, o jogo causou um desperdício de mais de US$ 120 milhões.