A Santa casa de Caridade de Formiga adquiriu, recentemente, um equipamento moderno, de última geração, para o serviço de hemodiálise beira-leito, ou seja, as sessões são realizadas fora da unidade de diálise. Assim, na Santa Casa, os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva ? UTI recebem o tratamento no local.
As equipes de enfermagem e médica da UTI passaram por um treinamento específico sobre a utilização da máquina. De acordo com um dos médicos intensivistas da unidade, Rodrigo Coelho, a aquisição do equipamento e o serviço in loco melhora a qualidade do atendimento e do tratamento do paciente. Além da qualidade, o médico ressalta que a equipe da UTI fica independente da unidade de diálise, facilitando o trabalho.
Rodrigo Coelho explicou, também, que o tratamento de hemodiálise, feito dentro da UTI, é para pacientes com Insuficiência Renal Aguda, e não crônica, como é o problema tratado em uma unidade de diálise.
Até o momento, dois pacientes internados na UTI já estão utilizando o novo serviço prestado pela Santa Casa de Formiga. O hospital investiu R$62 mil na compra do equipamento.

COMPATILHAR: