O mamógrafo em Formiga ainda não está em funcionamento.  Em março deste ano, a Vigilância Sanitária interditou os aparelhos de mamografia e ultrassonografia do Centro Especializado em Radiografias Odontológicas (CEO), localizado na rua Quintino Bocaiúva.

Os aparelhos estão quebrados há meses, esperando pelo conserto que nunca acontece, trazendo prejuízos à saúde da população, principalmente de mulheres.

De acordo com a Secretaria de Saúde, as pacientes que precisam fazer o exame são encaminhadas para Santo Antônio do Monte, cidade referência nesse exame. O agendamento é feito no Centro de Imagens, com a servidora Adeniza.

Uma alternativa para a falta do equipamento em Formiga é o Caminhão de Mamografia que voltará à cidade para atender pacientes que queiram realizar o exame gratuitamente. O caminhão laboratório ficará estacionado na praça São Vicente Férrer, a partir do dia 31 de outubro até o dia 9 de dezembro, das 7h30 às 11h30 e de 13h30 às 17h30.
Serão disponibilizadas 1.242 vagas para pacientes dentro da faixa etária de 50 a 69 anos, e 138 vagas serão disponibilizadas para pacientes fora da faixa etária sugerida pelo Ministério da Saúde.
Para a realização do exame é necessário que a paciente se direcione ao posto de saúde mais próximo da residência dela levando os documentos pessoais e o cartão do SUS atualizado, caso não esteja atualizado, a paciente deverá procurar a Secretaria Municipal de Saúde para atualização. Mais informações na Secretaria Saúde pelo telefone (37) 3329-1142.
Essa é a quarta vez que o governo do Estado oferece esse serviço em Formiga.

A mamografia
A mamografia é a radiografia da mama que permite a detecção precoce do câncer de mama, por ser capaz de mostrar lesões em fase inicial. É realizada em um aparelho de raios-X apropriado, chamado mamógrafo. Nele, a mama é comprimida de forma a fornecer melhores imagens e, portanto, melhor capacidade de diagnóstico.

print

Comentários