Uma pesquisa do Ministério da Saúde divulgada nesta terça-feira (26) mostra que, nos últimos cinco anos, aumentou a proporção de brasileiros diagnosticados com hipertensão arterial. Eram 21,6% em 2006 e 23,3% em 2010. O índice é maior entre as mulheres e mais da metade dos doentes tem 55 anos ou mais.
Nem todo mundo sabe se tem pressão alta ou se não tem. Segundo o Ministério da Saúde, hipertensão é quando a pressão arterial é igual ou superior a 14 por 9, mas algumas pessoas só têm a pressão alterada quando encontram um médico.
Entre amigos, no clube da maturidade, a aposentada Aurora Sobreira fica tranquila para medir a pressão do que no médico: ?Quando você entra no consultório, normalmente você já fica mais tensa com medo do resultado e a pressão aí sobe?, conta.
É a chamada Síndrome do Jaleco Branco: ?De 30% a 40% das pessoas que medem a pressão no consultório podem ter a pressão diferente fora do consultório e isso pode confundir na hora do diagnóstico e do tratamento?, explica o médico.
A falta de sintomas de alerta é a grande armadilha da hipertensão. Silenciosamente, órgãos internos vão sendo prejudicados e é só medindo regularmente a pressão que se pode controlar a doença e evitar consequências graves.
O cardiologista diz que não há mais motivo pra se descuidar. Hoje, há medidores eletrônicos, fáceis de operar. Com orientação médica é possível escolher um confiável para se usar a qualquer hora e lugar.
?Todo mundo deve medir a pressão pelo menos uma vez ao ano. Crianças a partir dos 3 anos de idade e os adultos sempre devem medir. Porque a hipertensão acomete 30% dos adultos e 5% das crianças e adolescentes?, diz o médico Marcus Bolivar Malachias.

COMPATILHAR: