Uma descoberta pode, enfim, ajudar pessoas obesas a comer menos: alimentos como o pão de farinha branca e batatas ativam partes do cérebro relacionadas ao vício, segundo estudo do Hospital da Criança de Boston, nos EUA, publicado na ?American Journal of Clinical Nutrition?.
Os pesquisadores usaram scâneres para observar a atividade cerebral de 12 voluntários obesos e com sobrepeso durante quatro horas depois das refeições. Eles descobriram que alimentos com carboidratos processados desencadeiam grande atividade nas regiões do cérebro relacionadas ao sistema de recompensa.
Aos voluntários, foram oferecidos milk-shakes com o mesmo sabor e quantidade de calorias, sendo um com carboidrato de alto valor glicêmico e outro com carboidratos de baixo valor glicêmico. Os de alto valor glicêmico são rapidamente digeridos e resultam em aumento rápido do açúcar no sangue, seguido por uma queda acentuada.
Aqueles que beberam o milk-shake com carboidratos de alto valor glicêmico mostraram picos de atividade na região do cérebro conhecida como nucleus accumbens, envolvida no comportamento de vício. Essa parte do cérebro também está relacionada ao abuso de substâncias e dependência, o que levanta questões sobre certos alimentos serem viciantes.

COMPATILHAR: