A dúvida de todo janeiro e na hora de pagar as contas é qual a melhor forma: à vista ou a prazo? Atenção, porque neste início de ano, muitos impostos têm descontos. Tudo vai depender do tamanho do desconto dado pelos governos estaduais e municipais, que varia muito. Dependendo do abatimento, pode valer a pena pagar à vista impostos como o IPTU e o IPVA.
O contribuinte pode pensar até em resgatar o dinheiro de algum investimento, como a poupança, por exemplo, para quitar esses impostos. Isso, é claro, e apenas se o valor do desconto for mesmo maior do que o do rendimento.
É só começar o ano e mais cedo ou mais tarde chegam as cobranças do IPTU e do IPVA. ?Gosto de pagar parcelado, se à vista tiver um desconto bom, aí pode ser?, comenta a funcionária pública Olinda Carvalho.
Nem sempre vale a pena, diz o economista Nilton Marques: ?Em alguns estados vai ter um desconto de 3%. Não é interessante. Em outros vai ser 5%. Qualquer desconto acima de 5% é interessante. Vai depender do tipo do desconto que essa pessoa tiver?.
Por exemplo, se o valor do IPVA ou do IPTU for de R$ 500, com o desconto de 5% a dívida cai para R$ 475. Quando o dinheiro dá… ?É muito melhor, você fica sem dinheiro mas você não deve nada. Compensa?, garante a copeira Valderice Gomes.
O economista Marcelo Piancastelli acha que pode até ser o caso de se tirar da poupança para ganhar o desconto: ?É melhor retirar e usufruir esse benefício do IPVA e do IPTU?.
Para quem for parcelar IPVA e o IPTU, a dica dos economistas é: pague sempre em dia porque a multa e os juros são altos.
Outro cuidado que o contribuinte deve ter é que nem sempre vale a pena pegar um empréstimo bancário para quitar de uma vez os impostos. Por causa dos juros, o empréstimo pode sair mais caro. O desconto não compensaria mesmo.

COMPATILHAR: