O prefeito de Pains, Ronaldo Márcio Gonçalves, decretou no fim da tarde desta quarta-feira (11) situação de emergência.
O município, no Centro-Oeste do Estado, assim como em outras partes de Minas Gerais, está em alerta devido às fortes chuvas que caem desde o fim do ano passado.
Áreas mais baixas como no bairro Vila Crispim, final da rua Coronel José Ferreira e Residencial Maria Beralda estão com parte das ruas alagadas. Em alguns casos, casas foram atingidas pelas águas. A estrada que liga Pains à Calciolândia também está alagada em algumas partes, como se pode ver logo após a ponte na saída da cidade. No Residencial Maria Beralda, ao lado do Parque Natural Municipal, a obra de construção do lago artificial ajudou a conter o avanço das águas sobre as casas. O Bairro Alvorada, mais afastado, também sofreu com os efeitos das fortes chuvas. Embora esteja numa região mais alta, mina água em todo o bairro, pois faz parte da recarga da Gruta do Éden, importante caverna do Estado.
A rodovia MG-439, cerca de 4 km sentido Pains/Arcos, está intransitável. De acordo com a Polícia Militar, o risco de aquaplanagem é grande. A água acumulada nas laterais da pista transbordou e está passando por cima do asfalto.
Defesa Civil
A Defesa Civil de Pains tem atuado efetivamente nos alertas às áreas de risco e realiza doações de alimentos, colchões e produtos de limpeza às famílias atingidas. Trabalha, ainda, com o monitoramento do rio São Miguel.
Conforme a situação, as famílias recebem alertas baixo, médio ou máximo. Nesse último caso, situação atual, há a evacuação do local. Há, até o momento, mais de 100 painenses desalojados que estão abrigados na casa de parentes ou amigos, mas a Escola Municipal Professor João Batista Rodarte está preparada para receber desalojados, caso não tenham outro local para permanecer até que a situação se normalize.
A Defesa Civil de Pains é composta por 23 pessoas que atuam de forma voluntária.

COMPATILHAR: