As aulas para muitos estudantes recomeçam na segunda-feira (1º). E para ir à escola muitos utilizam as vans escolares. Mas na hora de contratar o serviço os pais precisam ficar atentos para garantir a segurança dos filhos.
Início de ano letivo é hora de conferir o estado de conservação dos veículos que fazem o transporte escolar. A vistoria é obrigatória a cada seis meses. Assessórios de segurança, tacógrafo, bancos, pneus, jogo de luz. Tudo é conferido. A parte mecânica também tem uma checagem detalhada. Para não ser reprovado na vistoria, o veículo passa antes por uma manutenção em oficina autorizada.
O motorista Antônio Agostinho Cardoso teve todos os itens aprovados. Mas na hora de apresentar a documentação ele estava atrasado. O documento era de 2008 e ele tinha que apresentar o de 2009.
Para que os pais tenham a garantia de que o veículo foi vistoriado, basta ficar atento ao selo de certificação, fixado no párabrisas do veículo. Mas um detalhe: a data de validade só pode ser verificada pelo lado de dentro.
O selo é trocado a cada vistoria. As aulas começam dia 1º de fevereiro. As vans que não passaram pela checagem não poderão transportar alunos. ?O mais importante é frisar que os pais devem observar as condições do veículo?, ressalta a assessora de transportes, Denize Labrea.
A vistoria vai até o dia 11 de fevereiro. Depois será feita uma fiscalização. O motorista que for flagrado circulando sem o selo de vistoria recebe uma multa de R$2.700.

COMPATILHAR: