O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira (8), o primeiro caso de raiva humana provocada por ataque de cão em 2010. Trata-se de um agricultor de 26 anos, residente em Carneiro, zona rural da cidade cearense de Chaval. O rapaz foi mordido há três meses por um cão da família. Esse é o segundo caso de raiva humana registrado no país neste ano. A primeira infecção, provocada por mordida de morcego, ocorreu no Rio Grande do Norte, e o paciente morreu.
Segundo técnicos da vigilância sanitária, quando atacou o agricultor, o cachorro apresentava ferimento na perna. Dias depois da mordida, o animal morreu. Até ontem à tarde, o paciente permanecia internado, em estado grave.
No ano passado, foram confirmados dois casos de raiva humana no país. A doença pode ser transmitida por meio da arranhadura, lambida ou mordida de um animal infectado. Os principais transmissores são cães, gatos, saguis e morcegos. Para o Ministério da Saúde, a confirmação do caso humano reforça a necessidade de imunizar animais.

COMPATILHAR: