Cerca de 15 pessoas estão se encontrando todos os sábados no Campo de Aviação Capitão Fernando Barbosa, motivados por uma paixão que todos têm em comum: o aeromodelismo.
A prática que começou no Brasil em meados de 1941, vem sendo praticada por formiguenses e vizinhança há alguns anos, mas até hoje não existe na cidade um local apropriado para este tipo de esporte.
Segundo um dos incentivadores do grupo, Geraldo Ivo Leal, que pilota aeromodelos há 8 anos, o local onde se encontram não é próprio para a prática, pois não é asfaltado e o espaço aéreo não é controlado. Por não ser asfaltado, muitas vezes na aterrissagem os aeromodelos são danificados, pois o material dos aviões é frágil e as pedras que ficam na pista atravessam facilmente as asas e o corpo.
Os aeromodelos geralmente são construídos pelos próprios pilotos que também fazem a manutenção do equipamento. Ao contrário do que se imagina o custo do esporte não é tão caro, inicialmente sim, pois o piloto tem que comprar motor e rádio (controle), as partes mais caras. Durante um vôo de 30 minutos o custo médio é de R$4,00 de combustível e a manutenção, muitas vezes, pode ser feita em casa com materiais baratos e fáceis de encontrar.
Segundo Wilas Castro, praticante do esporte desde fevereiro deste ano, não é fácil aprender a pilotar um aeromodelo, é necessário algum tempo para que se domine a prática de um vôo perfeito. Wilas também ressaltou que existem várias regras para se praticar o esporte, como: não pilotar em lugares próximos a residências e nem próximo a fiação elétrica, pois o esporte gera certos riscos.
Os encontros são realizados todos os sábados, no Campo de Aviação Capitão Fernando Barbosa a partir das 14h00. Os interessados em conhecer mais sobre o esporte podem comparecer ao local e tirar suas dúvidas com os pilotos.

COMPATILHAR: